Crises de Ansiedade: tratando as causas com psicoterapia.

Crises de Ansiedade: tratando as causas com psicoterapia.

Olá! Muitas pessoas procuram orientação e tratamento psicológico para tratar transtornos e crises de ansiedade. Por isso hoje escreverei sobre isso.

De inicio, como psicanalista-psicóloga junguiana e especialista em hipnose, entre outras técnicas, buscamos a origem da ansiedade patológica. Como foi a formação da personalidade? O ambiente? Estímulos emocionais? relacionamentos? As vivencias ao longo do desenvolvimento vão construindo padrões emocionais.

Crises de Ansiedade na Infância.

Em mais de 20 anos de carreira, atendo muitas crianças e pré adolescentes com crises de ansiedade, nervosismo. Algumas com queixas especificas de crises durante provas ou estudo: ter brancos, pavor, sudorese, medo de ir mal, medo de não dar conta, sintomas físicos como enxaqueca, dor de estomago.

Além do medo de ir mal na escola (matemática, português, entre outras), crises de ansiedade também podem manifestar-se em convívio social (dificuldade de socializar-se) e diante de gatilhos de traumas diversos.

Crianças que crescem em lares com violência/negligencia (psicológica, física, financeira) não conseguem desenvolver a personalidade de forma saudável. Terão mais dificuldade de concentração, organização que as outras pessoas.

Por exemplo, uma adolescente com  “pânico de matemática”, ao longo da terapia descobriu-se que as crises de pânico iniciaram quando seu pai não pagava o aluguel da casa e outras contas básicas. Na verdade, a causa da ansiedade estava relacionada ao ver a luz sendo cortada, medo de despejo, brigas entre seus pais por dinheiro. Essa energia mal elaborada projetou-se na matemática.

Outro exemplo bastante comum, jovens que preocupam-se muito com problemas dos pais ou ate presenciam diretamente problemas conjugais (alcoolismo, traição, agressividade, solidão, doenças, etc), tem a tendência de somatizarem e projetarem em si mesmos essas questões. Dando-se conta em psicoterapia.

Isso caracteriza uma baixa auto estima, insegurança e ansiedade por desempenho. Os pais tem muita dificuldade de entender e processar esses eventos. Muitas vezes, inconscientemente, acabam  estimulando as crises por falta de conhecimento e auto conhecimento.

Sempre oriento pais de crianças a fazerem psicoterapia. O resultado é mais duradouro quando os pais também fazem um tratamento psicológico. Na maioria das vezes, as crises de ansiedade estão relacionadas ao ambiente familiar ou traumas psicológicos.

Normalmente, a ansiedade patológica em adolescentes em adultos possuem raízes na infância. O desempenho, crenças, auto estima vão piorando com o tempo desencadeando processos como Tdah, abandono de estudos, pânico em provas/avaliações/entrevistas, falta de auto estima e busca por realização profissional.

Então, as crises de ansiedade afetam diretamente a inteligência emocional e carreiras profissionais.

Hipnose, Praticas de Plena Atenção, Meditação.

Muitos adultos me procuram por ser psicóloga especialista em hipnose. Essas praticas, bem feitas, aprofundam a psicoterapia e trazem um bem estar a nível de alma. Lembrando que são técnicas complementares para serem feitas em psicoterapia. E a nível seguro e profissional, realizados por profissionais com CRP.

Recentemente fiz uma palestra com pratica de atenção plena. O meu objetivo era fazerem as pessoas observarem seu corpo e sentimentos de uma forma mais profunda. Desconectando o mental e entrando em contato com suas emoções, criança interior.

Ouvindo suas emoções: Autoconhecimento no tratamento da ansiedade

Após o evento muitas pessoas relataram sentir o corpo relaxar profundamente, algumas pessoas quiseram chorar, outras sentiram alegria. Trouxeram valiosos insights para situações que estavam vivendo. E me perguntaram: como manter essa energia harmoniosa? Com a pratica do auto conhecimento, é um processo terapêutico.

A maioria das pessoas sentiam-se estressadas, sobrecarregadas, crises de ansiedade e as vezes pânico. Olhar para suas emoções com frequência auxilia a não entrar em crise emocional ou surtos emocionais.

Crises de ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada, pânico, já são manifestações de um emocional exausto. Um adoecimento físico. Muitas vezes exige tratamento medico junto aliado a psicoterapia.

Diversos estudos científicos já comprovaram que o estresse e ansiedade afetam o funcionamento do cérebro. Então, tratar quadros de ansiedade esta longe de ser frescura ou algo que requer apenas forca de vontade. é uma doença que exige um especialista.

Entendendo a Ansiedade

Crises de ansiedade nos tiram do momento presente. Isso acontece devido a situações amarradas emocionalmente no passado, frustrações, traumas e o excesso de expectativas ou indecisões, medo, falta de clareza em relação ao futuro.

Por isso o auto conhecimento é um grande aliado nesse sentido. Quando você consegue identificar as origens e o processo de desenvolvimento dessas emoções passa a compreender melhor, olhar para si mesmo.

Pessoas muito responsáveis e dedicadas, que as vezes foram crianças com responsabilidades de adultos, acham que é normal preocuparem excessivamente e evitar incertezas. Quando adultas são muito racionais, avaliam tudo detalhadamente interpretando situações novas como estressantes ou perigosas.

O Medo

Muitas pessoas desenvolvem medo de crise de ansiedade. Dai evitam as situações ou estímulos que possam acionar os gatilhos da mente. Lidar com o medo é um processo de lapidação do auto conhecimento e da psicoterapia.

Quantas vezes você já tentou fugir de si mesmo ou de uma situação desagradável? Reconhecer o medo ajuda a entender a realidade. De onde vem essa energia pesada? Onde se manifesta no seu corpo? Por isso em situações de ansiedade costuma-se tomar muitas decisões erradas ou falar sem pensar.

A ansiedade deixa a mente obscurecida, surgem inseguranças e duvidas. Por exemplo, se você sentir-se ameaçado vai ter mais dificuldade de raciocinar e buscar soluções.  Imagine um homem que descobriu uma traição e quer separar-se. Mas, vem uma crise de ansiedade e surge o medo de sair de casa, de viver sozinho, do que as outras pessoas vão dizer, ficar com menos dinheiro, etc.

A falta do auto conhecimento desestabiliza, a pessoa sente-se perdida, não sabe direito o que fazer e nem para onde ir.

Como lidar com crises de ansiedade?

Os transtornos de ansiedade acometem pessoas em todas as idades e podem tornar-se doenças graves sem psicoterapia e autoconhecimento adequado.

Lidar com eles vai depender de cada historia de vida, das situações que causam angustias no presente. Trabalhar terapeuticamente situações inusitadas e desafiadoras. Encontrar respostas já traz um alivio e insights para enfrentamento.

Preste atenção ao seu corpo e as suas preocupações. Quanto tempo você passa preocupado? ou ruminando motivações negativas? Você tem dificuldade para pedir ajuda? Tenta resolver tudo sozinho? A ansiedade cria um empenho estressante de defesa pessoal, no fundo você pode sentir-se solitário e desamparado.

Busque um especialista para conversar. é muito importante conhecer as raízes e focos da ansiedade. As meditações ativam fontes de energia de reparação e cura para reencontrar-se e encontrar sua forca vital.

Encontrar-se e viver o presente

Sentir a presença viva da vida é um ótimo antidoto para ansiedade. Nesse sentido precisa-se ir além de uma postura contemplativa como estar com quem você aprecia ou ver um por do sol. é preciso sentir-se vivo, integrante ao seus propósitos de vida e ir superando seus desafios.

Abraça e acolha seus sentimentos, sempre reflita o que eles estão tentando te mostrar. Opte por atividades que tragam benefícios a longo prazo. A medida que a ansiedade diminui os objetivos ficam mais claros, coloridos. Você olha para o que seu coração deseja e planeja realizar, diz e mostra seu amor a quem ama, expressa seus desejos e sentimentos. Assim o presente torna-se gratificante.

Eu espero que esse texto tenha te ajudado a entender a importância do autoconhecimento para combater a ansiedade. Sair do piloto automático requer se olhar com mais atenção.  Experimente ter mais autoconsciência sobre suas emoções, essa pratica gera espaço para escolhas mais conscientes e positivas.

Que tal começar agora?

 

Arquivos de Temas

Temas