Auto Sabotagem.

Olá! Esse tema é super importante de ser abordado com a profundidade merecida. Constitui o núcleo de muitas psicoterapias e mudar padrões negativos repetitivos requer consciência, coragem, acolhimento terapêutico.

A síndrome da auto sabotagem ou padrão negativo de repetição se caracteriza por escolhas e decisões frustrantes e com consequências ruins, as vezes traumáticas, que vai piorando no decorrer do tempo.

Tambem manifesta-se em situações de paralisia emocional diante de zonas de conforto, gerando comportamentos de procrastinação.

Exemplos da doença psicológica da auto sabotagem:

  • Não alcançar os resultados e conquistas de vida almejados.
  • Desistir facilmente dos objetivos.
  • Excesso de auto critica e pensamentos negativos
  • Pensamentos/Crenças de generalização ou catastróficos para fazer escolhas.
  • Ansiedade e Imediatismo, viver apenas o momento, perdendo o rumo para criar um futuro bom para si mesmo.
  • Sabotar, consciente ou inconscientemente, necessidades que precisa gerenciar para melhor bem estar e felicidade (cuidar do corpo físico, financeiro, relacionamentos, intuição, ouvir emoções, tempo com familiar, etc).
  • Deixa de fazer o que quer por medo.
  • Depende emocionalmente de outras pessoas ou relacionamentos.
  • Não saber dizer não.
  • Atitudes e Comportamentos destrutivos: como fumar, consumir álcool, usar drogas, mentir, falsidade, desonestidade, inveja, ciúme, descontrole emocional, entre outros.

Exemplo bastante comum, são os casos de pessoas que vivem relacionamentos amorosos conturbados. O chamado “dedo podre“, são pessoas que não acreditam serem merecedoras de amor, acabam fantasiando um parceiro(a) ideal e com o tempo revivem ou reproduzem todos seus conflitos amorosos, o caos.

Em psicanalise, Freud, Jung e Lacan, estudaram profundamente esses mecanismos. Consiste nos padrões inconscientes ligados a auto destruição. Quando o inconsciente esta “programado” para conflitos, brigas, decepções, acaba atraindo essa energia. E o desfecho já sabemos. As pessoas chegam na psicoterapia aprisionadas por seu inconsciente.

Não adianta separar-se ou divorciar-se, a síndrome mostra que com o tempo o padrão de escolhas ruins continua. Ate a pessoa criar consciência e decidir tratar-se emocionalmente, ficar um tempo sozinha, seria o caminho para iniciar um processo de cura.

Zona de conforto e Procrastinação.

Tambem tem pessoas que conseguem atingir um pouco dos seus objetivos, mas começam a sabota-los. Talvez por não se sentirem merecedoras ou serem muito auto criticas.

A auto critica, negativismo, pessimismo acabam gerando uma paralisia emocional. Crenças de “felicidade não dura”, “nasci para sofrer”, “a vida é uma luta diária”, podem surgir como gatilhos em fases em que a pessoa esta frágil emocionalmente.

Por exemplo, pessoas que perdem (sabotam) oportunidades: promoção no trabalho, uma viagem, um relacionamento, investimentos financeiros. Devido a incapacidade afetiva e abraçarem a continuidade da sua evolução pessoal. Ficam estagnados com o que conquistaram e com medo de perder. Esquecendo que a vida é feita de movimento e evolução, com o tempo esse quadro pode gerar frustração, depressão, mau humor, distimia, arrependimentos.

Isso acontece pela falta de auto cuidado: auto conhecimento, amor próprio e energia do prazer pela vida. Isso vem do inconsciente, por isso a analise é fundamental.

As pessoas que sofrem do mecanismo da auto sabotagem não conseguem aproveitar toda a plenitude da vida e das relações. E o pior, na maioria das vezes, sem tratamento psicológico adequado, acabam se afastando do que tinham de melhor e perdendo suas fontes de alegria.

Psicoterapia na Superação da auto sabotagem.

A todo momento precisamos nos analisar. Descobrir em nós o que nos faz bem e o que nos faz mal. E o papel de nosso inconsciente nisso. Por que atraio isso?

Descobrir a raiz da auto sabotagem, para ir desconstruindo o que nos faz mal: solidão, ilusões, frustrações, traumas, compensações imediatas.

Enquanto se repete padrões negativos, a mente e sentimentos viciam em dor e sofrimento. Quanto mais consciente das suas sabotagens, mais força você pode ter para mudar.

É importante que você saiba que a auto sabotagem pode ser superada. Especialmente quando você esta disposto a lidar com ela. Olhar sua historia de vida, seu inconsciente e assim poder iniciar um caminho com escolhas saudáveis.

O que seria escolhas saudáveis? Aquelas decisões, ou pequenos momentos do dia a dia, que combinam com sua essência, trazem paz e você sente-se feliz com você mesmo a longo prazo.

Ter consciência dos processos inconscientes é um dos primeiros caminhos para romper com a auto sabotagem e assumir a direção por uma vida mais harmoniosa, consigo e com as outras pessoas.

Permita-se descobrir seus potenciais positivos. Conte comigo nesse processo.

10898192_906985839335516_7730246885851104748_n

Arquivos de Temas

Temas