Insatisfação no trabalho: o que fazer?

Você tem sentido insatisfação no trabalho? O tema que proponho reflexão hoje aborda isso. Atendo muitos homens e mulheres que procuram a terapia sofrendo de Burnout, crises de ansiedade, exaustão mental e física, insegurança com colegas. Isso gera o sentimento de insatisfação no trabalho. Além disso, tem pessoas que desenvolvem angustia na carreira por não verem seus talentos desenvolvidos e reconhecidos. Juntamente com uma incapacidade e falta de clareza do que fazer profissionalmente. Em primeiro lugar, precisa-se desenvolver um autoconhecimento. Por exemplo: entender suas escolhas acadêmicas, seus valores que embasam decisões profissionais, sua auto estima, tempo para cuidar de si mesmo, perfeccionismo, sociabilidade. Desde quando você esta insatisfeito? Pode ter acontecido algo como assedio moral, sexual, adoecimento por excesso de preocupações. Quando a pessoa gosta de seu trabalho, mas vive um trauma nele como as situações que descrevi, a psicoterapia é importante para lidar com essas situações. Por exemplo, empresas familiares costumam ter disputas de poder entre os membros. Pode ocorrer fraude, brigas a ponto de isolamento familiar. Por mais que se goste do trabalho, essas situações podem gerar insatisfação e busca por novos caminhos. Outro exemplo, funcionários públicos, bancários, médicos podem se ver insatisfeitos por sentirem-se sobrecarregados. Não ter mais como crescer na carreira. Isso acarreta uma tristeza, depressão.

Insatisfação no trabalho: Crenças sobre dinheiro e trabalho.

Muitas pessoas começam a trabalhar cedo na vida para ajudar no sustento da família. Nesses casos temos muitas pessoas que progrediram e se adaptam com facilidade a mudanças. Entretanto, podem ter dificuldades financeiras, crenças de escassez, sentirem-se culpadas.

Isso acontece pelo significado do trabalho estar atribuído apenas a sobrevivência, sem sentido ou prazer na atividade escolhida. Desse modo, ocorrera as escolhas profissionais.

Muitos jovens começam a trabalhar pela sobrevivência, com o tempo se dão conta que estão insatisfeitos mas não tem coragem para mudar. Ou não sabem como. Isso também acontece com acadêmicos nas universidades. Angustias vocacionais, insatisfação, medo de não se encaixar ou não desempenhar a profissão depois de formado, sentir-se inadequado ao curso escolhido.

Desse modo, a psicoterapia trabalha as crenças inconscientes para fazer as pazes com dinheiro e o trabalho.

Insatisfação no trabalho: Terapia, Auto conhecimento e novos caminhos

Mesmo que a pessoa esteja satisfeita com seu trabalho, os desafios no dia a dia podem ser vivenciados com estresse, descontrole emocional ou flexibilidade, honestidade, dialogo. Dessa forma, a terapia auxilia a encontrar equilíbrio nos desafios profissionais.

Conhecer a si mesmo, valores, desejos, aflições, propósitos, tipo de personalidade ajudam a clarear o que você quer. Como diz a filosofia: a direção é mais importante que a velocidade.

A insatisfação ou adoecimento no trabalho precisam ser reconhecidos como problemas que precisam de atenção. Escute seu coração, seu corpo, tire um tempo para refletir.

Trabalhar cansa, é preciso administrar bem o tempo para descansar, dar atenção a si mesmo e a quem você ama para que seu trabalho possa ter um sentido. Nunca esqueça de cuidar de você.

Arquivos de Temas

Temas