Preparação Emocional para Provas e Concursos

Preparação Emocional para Provas e Concursos: tema com caso clinico para reflexão na data de hoje. Você com sofre com ansiedade antes de provas ou concursos? Um mês antes começa a sofrer com pensamentos negativos, pânico e brancos mentais?

Cuidar do psicológico e da mente faz toda a diferença no desempenho de provas e concursos. Na minha experiencia clinica com estudantes e concurseiros, muitos procuram terapia online ou terapia presencial após pânico e crises de ansiedade durante provas, reprovações no psicotécnico ou reprovações na entrevista já em fases finais de avaliação.

Primeiramente, a ansiedade pré provas pode começar na adolescência, diante de baixo desempenho em determinadas matérias, dificuldade de concentração (também pode relacionar-se  TDAH), causando crises de pânico  ansiedade antes das provas.

Dessa forma, causa um ciclo de ansiedade que afeta a auto confiança. De forma idêntica, universitários e concurseiros com baixa auto estima, alta sensibilidade emocional, baixo auto controle, auto cobranças e expectativas familiares geram crises de ansiedade e pânico.

Por isso, a preparação emocional para provas e concursos faz toda a diferença no desempenho e criar um estilo de vida saudável unindo capacidade cognitiva a sentir-se bem emocionalmente.

Preparação emocional para provas e concursos: Inconsciente e Hipnose

Segundo a psicanalise, o inconsciente influencia 90% da nossa vida consciente. Em outras palavras, significa que o mundo interior e padrões emocionais influenciam nossa rotina, planejamentos, saúde. Assim gerando rotinas produtivas ou procrastinação e preguiça.

Conscientemente, ninguém deseja sabotar-se uma semana antes da prova. Ou ainda, passar mal do estomago, ter enxaqueca.

Inconscientemente, pensamentos catastróficos como “não vai dar certo“, “não vou conseguir”, “ninguém na minha família conseguiu”, “sou um fracasso“, entre outras auto profecias inconscientes, criam mal estar desde físicos ate auto sabotagem na véspera ou dia da prova.

Dessa forma, ser pego desprevenido por uma crise de ansiedade, pânico, psicossomática, autossabotagem aumenta a sensação do fracasso e leva a  perder oportunidades. Nesse sentido, cuidar da mente e das emoções traz compreensão sobre como funcionamos, ampliando a ligação com corpo e mente.  

Conjuntamente, na psicologia junguiana tem-se uma visão integrativa do ser humano. A hipnose é uma técnica de acesso consciente ao inconsciente que permite construir caminhos de concentração, paz interior e  liberar bloqueios de escassez. 

Psicoterapia para preparação em provas e concursos : Estudo de caso.

Dedicar-se aos estudos não necessariamente significa bom desempenho na prova. Isso ocorre devido as questões emocionais e inconscientes.

Por exemplo, neste ano atendi uma paciente que duas semanas antes do concurso passou a ter crises de pânico e passar mal fisicamente conforte chegava perto da data. Inicialmente, usei a hipnose para desligar os gatilhos da ansiedade. 

Posteriormente, em uma terapia intensiva diária, descobrimos que a causa do pânico era “não confiar em si mesma”. A paciente teve que amadurecer muito cedo, trabalhava desde nova e tornou-se perfeccionista e exigente consigo mesma. 

Caso fosse mal na concurso, não ia aguentar o peso de “não ter feito o suficiente”. Sendo assim, estava sofrendo por antecipação e com pensamentos catastróficos. Com 6 sessões antes da prova, a paciente deste estudo de caso recuperou-se fisicamente e emocionalmente. 

Fez dois dias de prova estando racional e lidou muito bem com detalhes inesperados, ficando na media para aprovação. Percebe-se que a terapia psicológica auxiliou sustentando e elevando a capacidade de concentração junto da consciência corporal. 

Terapia para preparar-se emocionalmente para um concurso ou prova. 

Alto desempenho e alto resultado escolar e acadêmico não esta relacionado apenas a estudar. Prova disso encontramos na infância e adolescência de muitos jovens. Cada um tem uma forma de aprender.

Assim sendo, o ambiente e pessoas próximas tem um papel importante, influenciando diretamente as emoções e mental. Na falta do controle emocional e gerenciamento de estresse podem ocorrer baixo desempenho, explosões emocionais, desanimo ate chegando no grau de desistir. 

Nada na vida é por acaso. Assim, somos movidos por desafios ou estagnamos neles. Em psicanalise, o sofrimento é como um alarme que induz a pessoa buscar auxilio seja para entender, encontrar força para continuar, segurança pelo caminho escolhido, fortalecimento emocional para manter-se calmo.

Auto conhecimento é sempre um grande diferencial. A serenidade mental é a melhor aliada da criatividade para colocar em pratica o conhecimento que se tem, extraindo o máximo do raciocínio.

Quando vemos resultados no que escolhemos e nos dedicamos, superando dificuldades tidas anteriores a terapia como “impossíveis” a vida passa a ser mais alegre. Jung chama esse estado de “iluminação”. 

A terapia junguiana é para pessoas  que desejam limpar traumas, operar mudanças através do autoconhecimento e assim materializar suas conquistas. 

Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga, especialista em psicanalise junguiana e psicoterapia individual, hipnose e carreira. Atende desde 2000, terapia presencial e terapia online, ajudando pessoas em suas superações.  

Arquivos de Temas

Temas