Terapia Junguiana: seus benefícios.

Olá! Hoje vou escrever sobre a importância de fazer terapia junguiana e revelar seus benefícios. Bem como responder duvidas como, por exemplo: “quando buscar ajuda”, “como funciona”, “como sei que escolhi um bom psicólogo” entre outras questões.

Decidi escrever este artigo depois de sugestões de uma paciente minha que adora fazer terapia comigo. Ela disse que adiou muito buscar uma nova psicóloga, os antigos psicólogos que foi ela não se acertou e não via benefícios nem meta terapêuticas como estávamos fazendo. Além disso, também me agradeceu por rápidos insights que teve e recomeçou sua vida após profundas decepções consigo mesma.

Boas terapias são assim. Nesse sentido, apaixonar-se por fazer terapia e não abrir mão deste investimento em qualidade de vida e mindset. Muitas pessoas tem vergonha de procurar terapia. Do mesmo modo, depois que veem os benefícios se arrependem de não ter começado antes. Por que existe tanto preconceito com saúde mental?

De um lado temos o estigma de “loucura”, “doença mental”, “fulano tem depressão” certamente contribui para um bullying social. Isso se explica porque as pessoas em geral tem dificuldades em lidar com emoções e sentimentos.

Tanto quanto culturas rígidas, narcisismo, dogmas religiosos influenciam no adoecimento mental, emocional e espiritual. Lucra-se muito encima de doenças mentais. Contudo, terapia para quem faz ou fez terapia sabe que significa mudanças e libertação. 

De outro lado, existem os profissionais sem seriedade e postura profissional(o que existe em todas as profissões), experiencias ruins podem levar a parar a terapia e demorar para recomeçar.

Sendo assim, recomeçar o processo terapêutico com um profissional que você sinta-se a vontade, vai aos poucos devolvendo a dignidade humana. Poder respirar a liberdade, ter direito as catarses, apropriar-se da própria vida.

Terapia junguiana: seus benefícios: Buscando respostas

Primeiramente, quando uma pessoa deve buscar um psicólogo? Quando sentir vontade ou necessidade emocional para dificuldades em questões da sua vida. A terapia junguiana esta voltada as raízes dos problemas/conflitos.

Muitas pessoas que foram reprimidas emocionalmente tem dificuldade de buscar ajuda. Outras acham que psicólogo apenas trata casos gravíssimos, esquecendo que a principal função da psicanalise esta voltada a prevenção, desenvolvimento pessoal além das questões pontuais e complexas que podem ser tratadas inicialmente.

Terapia é ter um tempo para cuidar das emoções. Utiliza métodos de investigação que tornam possível descobrir aspectos da personalidade que passam despercebidos em uma conversa comum.

Permite esclarecer conflitos na vida atual com origem nos traumas. E a psicologia junguiana tem técnicas apropriadas para lidar com a dor como meditações guiadas, hipnose, vivências  de auto estima, desenhos ajudam a ressignificar, elaborar.

Por que tem pessoas que não se adaptam a psicoterapia? Quando não agendar um psicólogo e focar na psiquiatria? Este é um ponto bem importante para esclarecer. Muitos narcisistas e sociopatas costumam buscar psicólogos para massagearem o próprio ego e não vão se adequar ao método terapêutico. Ora tem prazer sádico de querer manipular o psicólogo ou esperar um milagre instantâneo.

Personalidades hostis, narcisistas, sociopatas não conseguem passar por psicoterapias sendo sempre indicado a psiquiatria. Nesses casos a estrutura mental não permite flexibilidade nem humildade, elementos fundamentais para um bom relacionamento analítico.

Nesse sentido, muitas pessoas que convivem com narcisistas fazem terapia para lidar com eles, colocar limites e construir uma vida independente. Um dos desafios com narcisistas será lidar com as chantagens e manipulações.

Pesquisas Comprovadas sobre benefícios (Gabbard Empirical Evidence and Psychotherapy).

Terapia junguiana: seus benefícios: escutar a si mesmo e ser ouvido com empatia. A partir deste relacionamento, você pode pensar e analisar suas questões sobre outras perspectivas.

Mudanças psicológicas e de estilo de vida estão relacionados na medida em que a pessoa sente-se a vontade para explorar seus medos, inseguranças, mecanismos de defesa e potenciais. A seguir alguns benefícios comprovados por estudos científicos:

  • Melhora na qualidade de vida e bem estar psicológico.
  • Amplitude de possibilidades
  • Foco em situações de conflito
  • Aprendizagem para auto gerenciar estados emocionais
  • Segurança na Tomada de Decisões, Planejamento Familiar e Carreira.
  • Capacidade de auto observação e reflexão
  • Aprender a conduzir a própria vida, saindo de padrões estereotipados
  • Desenvolver habilidades interpessoais como empatia e comunicação não violenta.
  • Fortalecimento psicológico e relacionamentos afetivos.
  • Favorecer a saúde integral, física e espiritual.
  • Desenvolver um sentido existencial.

Procurar terapia, muito mais que um diagnostico em saúde mental, significa querer romper com um estado de sofrimento. Bem como significa buscar uma ajuda neutra, uma tentativa de vinculo saudável com um profissional que se preparou para isso. Para iniciar uma jornada de fala, reconhecimento de dores ou traumas e interação com o psicólogo.

Espero que este artigo tenha colaborado para seu maior entendimento da psicoterapia junguiana. Também chamada de psicologia analítica.

pensamento

Arquivos de Temas

Temas