Terapia para procrastinação e auto sabotagem.

Terapia para procrastinação e auto sabotagem: Você procrastina fazer tarefas importantes? Tem medo ou sabota-se no processo? Deixa para a ultima hora? Então esse texto é para você refletir sobre causas e como sair deste estado de paralisia.

Muitas pessoas tem dificuldades com mudanças e organização. Um diagnostico relacionado a procrastinação é o de TDAH. As vezes confunde-se desleixo com déficit de atenção, o que precisa ser investigado para qualidade de vida.

Primeiramente, a nível psicológico a procrastinação revela uma resistência a tendencia natural da vida de evoluir. Diferente da preguiça, procrastina-se devido alguma resistência interna. Por exemplo: crença negativa, medo, autossabotagem, falta de auto confiança, cansaço físico, exaustão emocional.

Por que querer uma coisa e fazer o contrario? Certamente existem conflitos no dialogo interior, razão e emoções.

Por exemplo, mudar de pais para ter uma vida nova, mais tempo de lazer. Durante a rotina, a pessoa passa a postergar aprender o idioma local e passa muito tempo jogando no computador.

Outro exemplo comum, a pessoa quer emagrecer. Entretanto não consegue tomar atitudes praticas ou se auto sabota.

Dessa forma, em ambos os exemplos precisa ser analisado onde esta o apego psicológico que gera conflito com o desejo e realizações. Portanto, existe uma energia de forca contraria com muita forca. 

Se você tem forte senso de conservação isso ativa o medo e insegurança. Mesmo que seja manter hábitos negativos.  Além disso, a solidão aumenta a procrastinação.

Nesse sentido, havendo dificuldade para pedir ajuda, querer resolver sozinho, controlar tudo, achar que vai melhorar de forma magica, aumentam a procrastinação.

Terapia para procrastinação e auto sabotagem: zona de conforto

A procrastinação e auto sabotagem são processos inconscientes. Existem padrões irracionais e racionais em conflito. E a baixa auto estima vincula insegurança em criar e manter um novo estilo de vida. 

E mais no fundo, muitas vezes encontramos o medo da prosperidade e felicidade. O medo de realizar-se, de ser feliz. Muitos homens e mulheres não acreditam serem merecedores de sentirem paz, isso leva a adiar projetos importantes.

A resistência pode ser tão forte da pessoa desistir de suas metas e projetos significativos. Estacionando na zona de conforto, o que o corpo/saúde cobrara um preço alto.

Ao mesmo tempo, precisa-se ter clareza no que se quer fazer. Atendo muitos casos que pessoas se iludem com seus desejos, que na hora parecem bons. Entretanto a médio e longo prazo trazem angustia e sofrimento. Por isso imediatismo também não é bom.

A terapia e auto conhecimento nos ajuda a viver uma vida com sentido e proposito, senão a disciplina desaba por falta de alinhamento pessoal.

Como construímos segurança interior para vencer a procrastinação?

Esse é um processo feito por etapas . Você pode buscar ajuda profissional e facilitar o processo. Em outras palavras, pequenas coisas podem parecer simples mas na realidade são muito difíceis.

Faca uma auto analise e escute os pensamentos ruminativos que tem mantido você preso numa situação desconfortável. Qual bagagem interior  precisa soltar alçar voo? E manter-se seguro em fases de transições?

Tem pessoas que levam dias, outras meses ou anos para mudar. Abrem a porta, fecha, espia para fora e volta. Algumas sentem pavor de um caminho diferente. Então é preciso buscar um viés psicológico que ampare o emocional.

A psicologia junguiana valoriza o emocional, intuição, corpo, praticas de meditação e atenção plena. Sair da mente racional é fundamental para encontrar respostas para clareza, planejamento, execução e transição.

Quando aprendemos a ouvir nosso corpo e intuição, cria-se centramento. Isso gera forcas, motivação, alegria, bem estar.

Então aprendemos e nos transformamos a agir a partir do nosso potencial e com equilíbrio nos altos e baixos das jornadas de mudanças. Permita-se.

Arquivos de Temas

Temas