Depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar?

Depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar? No dia a dia social vejo muitas pessoas sofrendo com depressão mal diagnosticada, tratamentos ineficientes, falta da consciência com a doença. 

Ouço dos meus pacientes que eles sofrem preconceitos por terem depressão. Como se a doença fosse uma “escolha” ou não pudessem estar nesse estado. Por consequência, muitas pessoas adiam a procura por um especialista ou desenvolvem tipos de depressão como: sorridente, silenciosa. 

Portanto, precisamos levar a serio sintomas de ansiedade e depressão para prevenção de suicídio. Nesse sentido, a psicanalise concebe como doenças que precisam de tratamento adequado. Diferente da medicação, a analise trata as origens e não apenas os sintomas. 

Por exemplo: o que esta por trás da sua ansiedade? Como era sua auto estima em sua infância e adolescência? quais suas contradições? crenças geram dissonâncias no seu jeito de se ver? quais suas potencialidades para atingir resultados? Entre outras reflexões. 

Em psicanalise, experiências traumáticas na infância ou na vida adulta, como abuso físico ou emocional, podem contribuir para o desenvolvimento da depressão. Conjuntamente, medo do futuro e insegurança colaboram para crises de ansiedade. 

Dessa maneira, a depressão e ansiedade costumam estar juntas. A ansiedade é um alerta emocional inconsciente que retira a clareza mental. Depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar? Por isso, a analise é fundamental para reconectar seu eu saudável as suas capacidades de superação.

Como saber se tenho depressão e ansiedade?

Muitas pessoas não percebem que estão com depressão. Podem apresentar sintomas de procrastinação, melancolia, tristeza, baixa produtividade, estresse, apatia, isolamento, compulsões alimentares ou sexuais, sensação de vazio, crises de choro.

Bem como pode acometer crianças, adolescentes e adultos. A depressão tem como uma das causas a solidão. Lembrando que solidão não necessariamente é ter pessoas por perto, mas sentir-se desconectado. Em um mundo interior vazio de sentido a realidade pode desabar. 

Em outras palavras, pessoas que amadurecem muito cedo podem ter dificuldades em assumir que não estão bem e precisam de ajuda. Além disso, excesso de solidão e isolamento também criam um mundo fictício, o que atualmente o excesso de internet contribui para isso gerando estados emocionais deprimidos por comparações

Enfim, com depressão e ansiedade contempla-se muito o passado e futuro, se distanciando de quem somos e dos pequenos passos que levam a criar a vida que desejamos. Excesso de auto cobrança, perfeccionismo, buscar atingir expectativas dos outros também podem resultar nessas doenças. 

Muitos ansiosos e depressivos são muito inteligentes mas podem se perder em questões da vida, relacionamentos por suas questões psicológicas. Exigir muito de si mesmo e dos outros gera uma posição difícil pois perde-se a leveza mental e emocional, a auto compaixão com os dias ruins. 

Depressão e ansiedade: Como afeta os relacionamentos?

Depressão e ansiedade afetam diretamente os relacionamentos amoroso, familiar e profissional. Como são doenças que distorcem o mental e emocional, transforma-se as relações com padrões de cobrança, negatividade, pessimismo, irritação, agressividade.  

A pessoa pode não se reconhecer mais, passando a ter explosões emocionais, brigas por superficialidades. Nesse sentido o conjugal e profissional pode sofrer auto sabotagens. A mente ansiosa pode interpretar todos a incomodando, gerando padrões de infelicidade e fracasso.

Exemplos de crenças irracionais: “não mereço ter uma boa família”. “eu mereço sofrer”. “tudo me incomoda”. Esses são pensamentos disfuncionais visto pela pessoa depressiva como uma realidade. O sofrimento existe, é real. Negar o sofrimento faz com que ele aumente. 

Sendo assim, para retomar o equilíbrio no relacionamento, a pessoa que tem depressão e ansiedade precisa buscar ajuda profissional. Reconhecer que precisa de ajuda surte efeito no relacionamento, podendo retomar uma vida normal. 

Na falta do reconhecimento e tratamento adequado, a ansiedade e depressão podem virar muletas. Assim, criar situações insustentáveis. 

Tratamento psicológico para depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar?

O primeiro passo para melhorar  é admitir que precisa de ajuda. O segundo ponto escolher um psicólogo experiente em psicanalise com estratégias para o tratamento psicológico da depressão e ansiedade.

Assim, a terapia envolve fechar ciclos emocionais do passado, sensibilidade, liberdade, insights. Também relacionado ao tratamento da ansiedade e depressão na psicanalise, desenvolvi a mentoria da criança interior. Este é uma terapia focada em traumas da infância, síndrome de impostor,  segurança pessoal, empoderamento.

Um dos feedbacks que mais recebo dos meus pacientes é sobre acolhimento emocional. Especialmente nos casos de depressão que requerem uma sensibilidade apurada do psicólogo.

Existem vários tipos de psicanalise, eu escolhi a junguiana pelos conceitos mais associados a felicidade, potenciais, superações, individuação.

Dessa forma, um diferencial da psicanalise é você realmente ser ouvido e visto. Tratamento da depressão vai muito além dos sintomas, precisa-se ouvir o que não esta sendo dito mas demonstrado.

Por exemplo: sentir o corpo, encontrar estratégias terapêuticas para lidar com emoções pesadas e negativas, trabalhar traumas de forma leve, utilizar hipnose e meditações para dessensibilizar o inconsciente.

Na depressão muitas vezes existem sentimentos de culpa e rejeição. O autoconhecimento auxilia a desenvolver um sentido para superar as dificuldades trazidas pela depressão. Quando temos um encontro verdadeiro conosco podemos lidar com nossas limitações.

Cuidar do mundo interior com atenção e profundidade que merece. Aprender a gostar de si mesmo. Superar a depressão, com o auxilio da psicanalise, é vencer uma batalha de cada vez. Desenvolver resiliência e aos poucos melhorar e transformar vários aspectos da vida. 

Conte comigo nessa jornada! Agende sua consulta. 

Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga e psicanalista, especialista em psicologia analítica e casais. Atende presencial e online. 25 anos de experiencia clinica. 

Arquivos de Temas

Temas