Depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar?

Depressão e ansiedade: como a psicanalise ajuda a melhorar? Ambas sao doenças emocionais de grande sofrimento psicológico. Entre seus gatilhos, podem ser de luto, pós parto, sazonal, vida conjugal, profissional, familiar, insatisfações.

A depressão e ansiedade costumam estar juntas. A ansiedade patológica causa uma melancolia, tristeza, falta de produtividade que pode gerar sintomas como: apatia, desinteresse pela vida, isolamento, distúrbios alimentares (comem compulsivamente ou quase não se alimentam), sensação de vazio, crises de choro.

Essas doenças emocionais também afetam os familiares que sofrem ao ver a pessoa mal e ficam sobrecarregados tentando ajudar.

Mas e o tratamento psicológico? Qual o diferencial da psicanalise junguiana para auxiliar em melhorar da ansiedade e depressão? Na psicanalise trabalha-se a criança interior. Trata-se de uma abordagem para cuidar de feridas da infância.

Depressão e ansiedade: Psicanalise para acolher feridas emocionais.

Um elemento importante da psicoterapia junguiana (ou psicanalise) é acolher a criança que existe dentro de você. Ansiedade e depressão podem significar diversas necessidades da infância não atendidas. Por exemplo: conexão, autonomia, prazer, auto estima e reconhecimento.

A infância molda o comportamento. Através das experiencias mais marcantes vai se construindo a realidade. Na depressão muitas vezes existem memorias de culpa e rejeição.

Muitas depressões são desencadeadas por luto, desamparo, melancolia, ansiedade de separação. A psicanalise ajuda a melhorar, através do paciente e analista trilharem esse caminho interior, buscando uma reconstrução e ressignificação da historia de vida.

Muitos pacientes perderam a capacidade de sentir prazer, a conexão com a alma, falta de forca na vida. Muitos tem dificuldade para se concentrar e tomar decisões.

Depressão e Ansiedade: transformando o foco da dor

O acolhimento e abordagem da psicanalise vão transformando o foco da dor. Analisando detalhes emocionais, de forma profunda para insights e intuições. Em cada sessão mergulha-se no histórico emocional, terapeuta e paciente trabalham juntos em um objetivo em comum.

O sofrimento humano não é só consequência das adversidades, mas de como a realidade foi construída e interpretada. Pensamentos, desejos, comportamentos podem manter padrões de infelicidade e fracasso pessoal.

Exemplos de crenças irracionais: “eu preciso sempre ter um ótimo desempenho. se eu fracassar eu serei ruim e mereço sofrer” Esses são padrões inconscientes construídos desde a infância e vistos pela pessoa como uma realidade. O sofrimento existe, é real. Negar o sofrimento faz com que ele aumente.

Depressão silenciosa: como a psicanalise ajuda a melhorar?

Muitas pessoas tem a tendência de negar o sofrimento ou fazer invalidação emocional. Como se não fosse justo nem correto sofrer, encaram o processo com indignação. Existem duas formas de sofrimento: o consciente e o sofrimento causado pelas tentativas de evita-lo ou fugir dele. Quando foge muito mais sofrimento se atrai, ate que acontece uma coisa ruim atrás da outra, expressando o quanto somos impotentes diante do emocional.

Muitas pessoas com depressão lutam contra essa realidade, tentando evita-la ou apenas tomando remédios e tornam-se vitimas do sofrimento. é o caso das pessoas que cometem suicídio e ninguém entende o porque. Para evitar isso precisamos ter empatia por nosso sofrimento e ter compaixão por quem não esta bem. Ouvir, sugerir buscar ajuda.

As pessoas dão sinais que não estão bem. Mas são invalidadas na maior parte das vezes: “isso é frescura”, “vai arrumar o que fazer”, “falta uma igreja”, etc. Precisamos ser empáticos com nosso lado humano, sentimentos. A inteligência emocional é perceber a alma do outro, reconhecer o outro e diante do sofrimento dar apoio, uma palavra de conforto, inteligente.

As mesmas pessoas que negam e julgam o sofrimento são as que ficam se lamentando e reclamando da vida, essas atitudes pouco nos ajudam, Contaminam negativamente o ambiente, espalham pré julgamentos. Toda pessoa tem algo a melhorar, a evoluir e aprender.

Depressão e Ansiedade: Psicoterapia.

A maioria das pessoas com depressão tem como objetivo terapêutico encontrar paz interna. Essa conquista é um processo que deve ser feito com carinho. Reconhecer o negativo, compreender suas raízes, dizer sim para receber ajuda especializada, dizer sim para atitudes positivas.

Praticar o auto perdão com recaídas, aprender a lidar com a mente negativa, aceitar o real como real, ter uma decisão firme de querer aprender e mudar. Aceitar que a vida não é fácil, temos sentimentos paradoxais em relação a muitas situações e mesmo assim podemos fazer as pazes com nosso mundo interior.

A busca por conhecer as causas do nosso sofrimento, sua origem facilita um sentido maior para superar as dificuldades trazidas pela depressão. Quando temos um encontro verdadeiro conosco podemos lidar com nossas limitações. Cuidar das emoções com atenção e profundidade que merecem. Ter energia para lidar com dores.

Arquivos de Temas

Temas