O que é a inteligência do coração?

Sentimento de vazio e perdido

Muitas pessoas buscam terapia online devido ao sentimento de vazio e perdido(a) em sua vida. Esse estado pode estar associado a depressão crônica, luto, mudanças bruscas. Por exemplo: Como reagir? O que isso significa o vazio? Como podemos nos redescobrir e o prazer de viver?

Primeiramente, aprender a ouvir e lidar com sentimentos requer sensibilidade. Sair do piloto automático e ter um momento para descansar, refletir. Muitos homens e mulheres tendem a reprimir seus sentimentos desde crianças.

Ouço muito essas historias de pacientes, de serem obrigados por seus pais a fazerem coisas que não gostavam e diante de sentirem-se invisíveis, decidiam “desistir dos sentimentos” devido situações de decepção e frustração. Em outras palavras, ser apenas racional. 

Entretanto, os sentimentos vão ficando guardados, silenciados. Ora a vida segue. Posteriormente, a falta da inteligência emocional leva a caminhos que podem trazer falta de conexão, proposito. Portanto, instala-se o sentimento do vazio.

Algumas pessoas lidam com suas emoções em silencio. Outras tem crise de pânico e ansiedade.

Convido você a refletir: onde tem colocado sua atenção? você faz o que alimenta sua criatividade e inspiração? com que frequência faz atividades que trazem prazer? que sonhos você tinha na sua juventude?

A falta de conexão entre sua vida e satisfação pessoal, ocorre o sentimento de vazio, uma apatia interna. Pode-se ate viver por obrigação, sem conseguir sentir prazer. Por conseguinte, instala-se a depressão, estados deprimidos que podem durar anos ou ate a vida toda, sem tratamento adequado.

Diante disso a terapia vai abraçar a historia de vida, vínculos, relacionamentos buscando oportunizar o paciente reencontrar-se consigo mesmo. Juntamente com reinterpretar sua historia, ressignificar, reconstrui-la.

Sentimento do Vazio e perdido: o excesso de trabalho e fuga das emoções.

Muitos dos meus pacientes que sofrem com o sentimento do vazio e fazem terapia online tem em comum o excesso de trabalho como uma fuga de suas emoções.

Qual sentimento você tem mais dificuldade de lidar? Poderia ser culpa ou rejeição? abandono, solidão, medos?

Essas dificuldades emocionais podem tornar o trabalho um vicio. “se eu tivesse mais tempo, eu me divertiria mais”, isso raramente é verdade. O que ocorre é o medo da liberdade, de ouvir os sentimentos e lidar com o vazio.

Quando deixamos de lado nosso emocional nos perdemos de nos mesmos, nos sabotamos. Nossa maior bussola é a energia do auto conhecimento. Se sua vida não esta fluindo em alguma área, esta faltando maior conexão com seu interior.

Muitos homens e mulheres reprimidos em sua infância tem dificuldade de lidar com choro, intuição, raiva. Dependendo do padrão da infância não conseguem sentir alegria ou felicidade na vida adulta, mesmo tendo boas condições materiais.

A idade não faz mudar a forma de sentir e pensar. Muitas pessoas sofrem por estarem aprisionadas em medo e raiva da infância. Muitos de nós queremos tanto algo e quando chegamos nesse lugar não é bem o que se imaginava.

Psicoterapia Junguiana e recuperar a conexão consigo mesmo

A habilidade de escutar-se é algo essencial para ter inspiração e intuição. Nesse tópico entram a inteligência emocional, ou a inteligência do coração.

A inteligência do coração é a conexão de nosso racional com emocional, físico e espiritual. Ou seja, estar vinculado aos seus sentimentos e tomar decisões assertivas para viver o presente da melhor forma e com proposito de médio e longo prazo.

A vida esta sempre trazendo desafios, novos desejos, aprendizados. Faz-se necessário clareza do que se quer e saber passar pelas perdas, imprevistos, decepções. Quanto mais assertivas as decisões maior será a paz de espirito.

Terapia liberta! Diz meus pacientes. Pode-se preencher o vazio por clareza emocional e comunicação assertiva, o que leva a viver mais oportunidades que trazem satisfação na vida.

A psicoterapia junguiana proporciona um espaço seguro para abrir seus sentimentos, processar suas inseguranças. Ter um tempo para si antes da doença chegar.  Permita-se ter um tempo para aprender e entender seu lado emocional.

Arquivos de Temas

Temas