Psicoterapia para Adolescentes: Auto estima, ansiedade e Depressão.

Psicoterapia para Adolescentes: Auto estima, ansiedade e Depressão.

Olá! Esse texto de hoje dedico aos pré-adolescentes e adolescentes.

Ao contrario do que o senso comum prega, a infância e adolescência muitas vezes sao ambientes traumáticos, difíceis e dolorosos. Quantos adultos fazem terapia devido seu passado?

E se você esta na adolescência lendo este texto, entende bem do que vou abordar.

Assimilar o mundo como ele é, responsabilidades, estudar, redes sociais, auto imagem, amizades, bulling, sexualidade, família, ansiedade para ser adulto. é o mundo dos adolescentes.

Para um adolescente, imagem é tudo. Amizades sao fundamentais. Sentir-se de bem como o corpo é complicado. Vergonha faz parte. Lidar com família significa absorver crenças, hábitos, obrigações. Ter um proposito de vida. Quem realmente ajuda você a lidar com suas emoções?

Quais os sonhos? Quais seus conflitos? Você recebe carinho?

Excesso de dor, desprazer, cobranças, criticas, violência física, desamor e conflitos acabam quebrando a identidade quebrando em muitos pedaços. Gerando dores emocionais e físicas imensuráveis.

A rotina pode ir perdendo o sentido, mergulha-se em um cenário preto e branco. E o jovem vai adaptando-se para sobreviver. Internet em excesso, redes sociais, amizades abusivas, compulsões, compensações podem ser tentativas de preencher lacunas emocionais.

O que leva o pre adolescente/adolescente a fazer terapia?

Os motivos podem ser: conflitos de relacionamento, crises de choro, questões de gênero ou sexualidade precoce, baixa auto estima, timidez, crises de pânico relacionada aos estudos, dificuldades acadêmicas, traumas familiares, luto familiar, vicio de internet, vicio em vídeo game, lidar com pais separados, compulsão alimentar, abuso sexual, agressividade, hipocondria entre outros.

Transtornos de ansiedade, depressão e auto estima estão entre os casos que mais atendo.

Entendendo a importância da Psicoterapia na adolescência

Quanto mais cedo procurar auto conhecimento e ajuda psicológica melhor. Na adolescência, a personalidade ainda esta em desenvolvimento. Com a psicoterapia adequada (uma que o jovem goste de ir e com profissional da psicologia) previne-se o agravamento de seu sofrimento.

Sofrimento se agrava com o tempo. Depressão, ansiedade sao doenças que necessita de técnicas terapêuticas, escuta qualificada para haver melhoria emocional.

Nunca subestime o sofrimento de um jovem. Uma vez atendi uma paciente com depressão grave, aos 14 anos. Através da psicoterapia foi descoberto que todo desconforto em relação a vida, estavam, inconscientemente, relacionada a um luto crônico que sua mãe vivenciada.

Minha paciente construiu uma vida independente, mas desenvolveu o habito de cortar-se, e ate que uma professora a ouviu dizer que ela não queria estar viva e a encaminhou para buscar ajuda psicológica.

 Compreendendo o sofrimento psicológico de Adolescentes

“Levei 3 anos para convencer meus pais a me levar na psicóloga”

Alguns adolescentes recusam terapia ou só aparecem em contexto familiar. Outros, como na frase acima são conscientes que não estão bem e pedem ajuda. A primeira consulta é um momento muito feliz: ir na psicóloga, poder ser compreendido, falar tudo o que pensa, não ser julgado(a), poder refletir sobre a vida, lidar com o sofrimento e uma sociedade que vive de aparências, preconceitos.

Com a terapia, muitas demanda eram sao conflitos familiares e sociais. A questão do encaixar-se, sentir-se invisível, solidão, pressões, corresponder expectativas dos pais. Adolescentes buscam ser aceitos. O desafio em ambientes familiares tóxicos vai ser aprender a se amar e se respeitar.

 

Arquivos de Temas

Temas