Síndrome de bournot: como lidar com o esgotamento?

Síndrome de Burnout: como a psicoterapia auxilia a melhorar?

Você tem se sentido desmotivado no trabalho? Tem sofrido com crises de ansiedade, preocupação excessiva, ruminação de pensamentos negativos sobre trabalho? Esses sao alguns sintomas da síndrome de Burnout.

Na clinica muitos dos meus pacientes chegam relatando medo de enlouquecer, tamanho o sofrimento mental e emocional deste esgotamento. Primeiramente, o que é síndrome de Burnout?

é uma doença com sintomas físicos e psicológicos relacionada ao trabalho. Normalmente são pessoas muito comprometidas, com dificuldade de dizer não e que vestem o papel de “salvador”, ocupam cargos de liderança.

Também é comum trabalharem em lugares com organização precária, burocracias que geram atrasos, colegas sabotadores. Isso percebe-se muito em órgãos públicos e empresas toxicas que tem procedimentos abusivos psicologicamente e podem gerar danos morais. O que gera burnout?

Perda do equilíbrio entre tempo de trabalho e tempo pessoal.

Quem ama o que faz e tem comprometimento com o trabalho sempre procura dar o seu melhor. Mas com o tempo pode-se perder o equilíbrio entre tempo de trabalho e pessoal. Ate pelo perfeccionismo e dificuldade de lidar com sentimentos pessoais, o trabalho pode virar uma fuga.

O esgotamento físico acontece aos poucos, um processo de anos. A família é a primeira a perceber que tem algo errado. Pelos sintomas de ausências, esquecimentos, crises de choro, impaciência, irritabilidade, insensibilidade, explosões emocionais.

E vai afetar a vida pessoal contaminando conjugal conjugal, social e desempenho profissional. Isso costuma levar a buscar ajuda psiquiátrica e psicológica. Com a psicoterapia pode-se abraçar novamente a própria vida, definindo prioridades e lidando com hábitos negativos como controle, ansiedade, sofrer por antecipação.

Danos Morais, Relações abusivas e Conflitos entre colegas

Inúmeras empresas tem falhas no departamento de recursos humanos. Acredito que a maioria esteja cheia de denuncias, reclamações lidando com questões de saúde mental, agressividade, assedio. Isso afeta diretamente o ambiente de trabalho causando desanimo e mal estar.

Acusações e denuncias geram investigações e auditorias, muitas vezes traumáticas para o acusado(a). E me surpreende como sao indevidas ou nada se comprova e a empresa age como se fosse um procedimento normal. Esse abuso psicológico também pode ser feito por um chefe toxico que sente-se no direito de diminuir seu colega.

A falta de satisfação e vivenciar situações abusivas no trabalho contribuem ainda mais no sofrimento dessa doença. Clientes abusivos, chefes tóxicos, colegas invejosos, falta de organização da empresa, excesso de reuniões, tudo isso são testes de resiliência, mas existem limites.

A psicoterapia auxilia a resgatar o amor próprio e manter a calma nessas situações. Através da psicologia pode-se ver outros horizontes e buscar soluções para curto e médio prazo. Algumas vezes trocando de emprego outras mudando de carreira. O importante é a pessoa recuperar-se emocionalmente e fazer mudanças nas causas de sofrimento.

Desenvolver inteligência emocional & Filtrar experiencias de trauma no trabalho

Convido você a refletir: Como sente-se em relação ao seu trabalho? E o ambiente? Qual seu proposito? Esta satisfeito com a autonomia? Assume responsabilidades do que gostaria? Equilibra vida pessoal e familiar? O que sua família acha do seu trabalho? O que você sentia no inicio e como você esta hoje?

A psicoterapia traz autoconhecimento e inteligência emocional. Aprender a ver a situação de um ângulo maior, extrair aprendizados. Respirar fundo, agir com sensatez, comunicar-se com clareza, respeitar pontos de vista diferentes.

Na falta da inteligência emocional ocorre uma rigidez em relação ao trabalho e ambiente. A pessoa pode tornar-se inflexível, fria, mau humorada, amarga. Pode levar ao suicídio. Não permita que seu trabalho lhe adoeça. Busca ajuda para entender e tratar-se para melhorar.

é mais facil cuidar dos outros do que de si mesmo. Não se abandone.  Quanto mais tempo passa no modo sobrevivência mais complicado e doloroso vai ser buscar ajuda.

Psicoterapia Junguiana para Burnout

Quando uma situação começa a afetar sua saúde mental, emocional, sua qualidade de sono precisa-se parar para analisar-se. Junto do analista refletir, ponderar, buscar soluções.. A exaustão pode levar a despersonalização e total falta de sentido no trabalho, isso causa depressão.

Se você não gosta do seu trabalho talvez seja a hora de buscar uma orientação de carreira e repensar suas decisões profissionais. Se você ama seu trabalho mas trabalha demais precisa refletir também. Todo problema traz reflexões e tem um sentido.

Qual o sentido das dificuldades? As causas? Olhe para o seu sistema familiar: o que significava o trabalho para seus avos? pais? Será que você não esta repetindo padrões deles? Isso é muito comum. Inconscientemente fazemos escolhas ou atraímos situações que nosso familiares não resolveram emocionalmente e isso passa de geração em geração.

Fazer analise traz muitas descobertas e possibilita um tempo para cuidar de suas emoções, pensar sobre suas prioridades de vida, tomar decisões mais conscientes. O trabalho é um dom que traz auto realização quando equilibrado com valores pessoais e sociais. Permita-se mudar.

Arquivos de Temas

Temas