Merecimento sem culpa.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Hoje vou analisar psicanaliticamente a questão do merecimento sem culpa. Quando as coisas começam a dar certo você tem medo de perde-las? Tem a sensação que não merece? Tem pensamentos negativos que invalidam a felicidade que sente? Seu corpo passa a adoecer com mais frequência nas fases felizes da sua vida?

Então, você pode estar sofrendo de culpa por crenças de não merecimento. Nesse padrão mental o dialogo interior é bastante auto crítico. Acomete pessoas que estão sempre duvidando de sua capacidade, desde a infância.

Por exemplo, questionam-se sobre elogios de beleza não achando-se bonito(a), recebem elogios de ser inteligente, mas tem uma voz na cabeça que de culpa e vergonha por outros serem melhores, são promovidos no trabalho, mas competem com um eu imaginário, encontram um parceiro incrível, mas sofrem imaginando tudo que está errado.

Dessa forma, não conseguem ter paz, sofrendo com ansiedade e dores somáticas. Em terapia, olhando para esta insegurança e pânico fica claro a dificuldade da autoaceitação de imperfeições.

Assim, muito homens e mulheres sofrem com crises de ansiedade devido sentir culpa envolvida pela autocritica, duvidas, um mental acelerado e impulsivo. Bem como transmitem uma ideia errada ao parceiro e equipe de trabalho sobre si mesmos.

Sentimento e crenças de merecimento: Definição.

O que é o sentimento de merecimento? Ao contrário de jargões publicitários que usam: você merece e permita-se para estimular consumo, sentir-se merecedor é justamente o contrario de “consumir ou envolver-se” para tapar vazios emocionais.

A falta de auto estima, auto confiança, amor próprio cria buracos emocionais, a chamada solidão de estar na própria companhia. Como você lida com suas inseguranças? Muitos se enterram no trabalho, outros mergulham no primeiro relacionamento que aparece, criam uma aura de superioridade que esconde fragilidade.

O sentimento de merecimento é a crença interna de que você é digna(o) de coisas boas, como amor, respeito, sucesso, felicidade e prosperidade, independentemente de fatores externos ou de seus erros e imperfeições.

Esse sentimento está relacionado à autoestima, autoaceitação, autocompaixão, capacidade de colocar limites e confiança em sua própria capacidade, sem necessidade de compulsões externas ou mostrar aos outros suas conquistas.

Merecimento sem culpa: qual a origem da culpa?

Por que ela(e) me ama? Por que fui promovido? Será que realmente mereço? E se eu ficar doente ou morrer?. Estes são alguns exemplos para ilustrar a culpa. Na infância utiliza-se diversos mecanismos de sobrevivência.

Conforme se amadurece algumas estratégias mentais mudam. Entretanto outras não somem voluntariamente. Assim, ficam na cabeça, como vozes internas, ou pensamentos intrusivos na visão da psicologia cognitiva.

Pessoas que sofrem de muito auto critica costumam ter memorias da infância que não foram o suficiente ou não puderam ajudar alguém que amavam muito. E acabam tendo uma predisposição emocional e mental para exagerar o negativo como sendo algo bom para sua sobrevivência.

Nessa interpretação de mundo, foca-se os defeitos e imperfeições. Qualquer acontecimento que fuja do controle pode ser sentido como falta de consideração, carinho ou atenção. Isto é, uma percepção da realidade e do outro como aterrorizante. Bem como uma difícil sobrevivência emocional.

(re)construindo as crenças de merecimento com Psicoterapia junguiana.

Por fim, entendendo como a crença do desmerecimento gera ansiedade e doenças, além de afetar negativamente relacionamentos, vou abordar o papel da psicoterapia junguiana na (re)construção de arquétipos inconscientes, padrões mentais e emocionais, crenças.

Fazer terapia traz alivio mental e relaxamento corporal devido trazer a consciência esse “general interior” que pode trazer critica, controle, tristeza, irritação. Através das lentes da consciência e intuição, o paciente começa a perceber que não deixa de ser uma pessoa única apenas por ser imperfeito.

Nesse processo terapêutico, tem-se as soluções criativas, na forma dos insights. Nesse sentido, o que a psicologia junguiana chama de individuação. Ou seja, quando suas forcas positivas geram comportamentos por meio da curiosidade, naturalidade, alegria, desejo de contribuir.

Todo estresse e crises de ansiedade tem como pano de fundo crenças negativas. Aumentar a sua inteligência emocional auxilia a viver sua beleza existencial. Viver a essência e ser genuíno é um caminho de autenticidade, onde você se alinha com quem realmente é, sem máscaras ou padrões impostos pela sociedade.

Vamos voltar-se para o que existe de verdadeiro dentro de você? 

Don`t copy text!