Terapia de casal: comunicação não violenta. Hoje convido a você refletir sobre este tema. Para ter um relacionamento saudável é essencial dialogo de qualidade. Ou seja, assertivo. Dessa forma, saber ouvir e expressar-se faz toda a diferença.
Para ilustra melhor, citarei tipos de comunicação violenta: criticas, deboche, falta de empatia, autoritarismo, mentiras, silencio punitivo, julgamentos moralizadores, negação de responsabilidade.
Uma forma de comunicação violenta muito comum, que trabalho no tratamento psicológico para casal, é o uso do silencio como punição ao parceiro. Pessoas com falta inteligência emocional, tímidas, com bloqueios emocionais podem travar uma batalha exaustiva contra seus próprios sentimentos.
Quando a pessoa não entende seus próprios sentimentos gera-se uma confusão emocional no relacionamento. Comportamentos de isolamento, dificuldade de conversar sobre os problemas, explosões emocionais, maus entendidos, frustração de expectativas, insegurança, ciúme, entre outros.
Terapia de Casal: Comunicação não violenta: Sinceridade e alinhamento de valores.
Quando você se sente julgado ou ofendido por seu parceiro(a) ocorrem sentimentos muito intensos como medo, agressão, ansiedade. Seu corpo se manifesta com respostas de luta ou fuga, podendo perder toda a produtividade do dia sentindo-se estressado e sobrecarregado.
As primeiras consultas de casais em psicoterapia costumam trazer essas vibrações pesadas na comunicação. Manifestam-se em ressentimentos, magoas, mal entendidos, perdas de confiança, distanciamento físico. Manter o respeito e empatia será fundamental para ouvir e ser ouvido.
Na psicoterapia de casal ou tratamento psicológico para casal trabalha-se o auto conhecimento emocional. Para ilustrar isso, pesquisas da Universidade da California comprovam que colocar seus sentimentos em palavras diminui a ansiedade diante de situações frustrantes.
É assim que, com aprendizado você fica menos estressado com situações aflitivas. Por exemplo, se você sofreu uma traição no relacionamento anterior, pode sobrecarregar emocionalmente seu parceiro(a) atual. Mas, ao falar sobre sua experiência e colocar suas necessidades emocionais em pauta, possibilita ao parceiro entender e lidar com o trauma de forma diferente.
Falar de forma assertiva é diferente de comportamentos inseguros, paranoias, chantagens, pressupostos. Muitos casais procuram a terapia de casal para transformarem uma relação conflituosa em um relacionamento saudável, com comunicação não violenta e assertiva.
A mesma pesquisa também comprova que a psicoterapia de casal tem impacto positivo na saúde e no sistema imunológico dos pacientes. O estudo argumenta que reter pensamentos e emoções é estressante. Isso pode sobrecarregar o cérebro e o corpo, tornando-o mais suscetível a ficar doente ou apenas se sentir horrível.
Para melhorar o bem estar conjugal, deve-se entender como e por que você se sente assim, para que você possa lidar comunicar suas emoções de maneira mais eficaz no futuro.
Relacionamento saudável: Empatia e sensibilidade
A empatia e sensibilidade são uma habilidades emocionais. Muitos casais tem sérios conflitos por diferenças de personalidade após morarem juntos. Rotinas profissionais puxadas geram cansaço e aumentam mal entendidos, contribuindo para o desgaste do relacionamento.
Você sabe a hora certa para conversar? Tao importante quanto expressar-se é saber o momento de fazê-lo. Não interromper o parceiro nem falar na frente de terceiros.
Criar um ambiente para que o outro possa se abrir. Pode ser necessário buscar um tratamento psicológico para casal, mantenha sua mente aberta a ajuda profissional como uma facilitadora para um relacionamento saudável.
Muitos casais confundem dialogo com reclamações. Para o crescimento do relacionamento é preciso ir além disso. Desabafar com respeito, fazer uma pausa se os ânimos se exaltarem. Não ser repetitivo ou competitivo.
No dialogo saudável você conversa sobre os problemas, mas sem afetar seu humor, não atacando seu parceiro(a).
Relacionamento saudável: construindo um diálogo construtivo.
Muitas vezes a terapia de casal é essencial para criarem um tempo para se olharem e ver o relacionamento. O terapeuta é um facilitador com técnicas adequadas ao entendimento do casal.
A maioria dos casais chegam na terapia com magoas, ressentimentos, distantes fisicamente, dialogo acusativo e critico. Sem terapia de casal o estresse e isolamento tende a levar ao termino.
Se o casal precisa de orientações e exercícios específicos para sua comunicação, o ideal é buscar um especialista. Bem como pelo sigilo e evitar uma separação.
Com o passar das sessões pode-se descontruir pontos de tensão e conflito, retomar o companheirismo e manter o dialogo sincero positivo. Portanto, a sensibilidade é um diferencial que gera compreensão e alinhamento emocional.
Tudo fica melhor quando nos sentimentos compreendidos e amados, os detalhes fazem toda a diferença. Permita que seu companheiro(a) sinta que você realmente o ama. A questão da terapia de casal esta em aprender a demonstrar o que sente de forma a ser compreendido pelo parceiro(a).