Tratamento Psicológico para depressão.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Tratamento psicológico para depressão: hoje escrevo sobre essa doença grave que afeta a percepção e interpretação do mundo. Dessa forma, a pessoa depressiva vê a si mesma ou a vida como “pequena” e “insignificante”, ficando presa e fixada em suas questões de sofrimento.

Pessoas depressivos descrevem a vida como preta e branca, de humor irritadiço ou indiferentes. Além disso, tem baixa auto estima, remoem pensamentos e acontecimentos negativos do passado. Tem muita dificuldade de vibrarem com coisas boas.

Inicialmente, importante eu dizer que pessoas que procuram psicoterapia junguiana, me procuram para tratar as causas das doenças e não ficarem dependentes de medicamentos. Em alguns casos, existem melhoras com a psicoterapia e nem sao necessários.

Nesse sentido, medicamentos aliviam apenas os sintomas da doença. Porem não tratam as causas nem geram novas percepções da realidade via pensamentos e sentimentos. A psicoterapia é fundamental para resgatar e criar significado a vida, mudar a experiencia interior consigo mesmo, enfrentando questões importantes.

Jung definiu crises depressivas pela incapacidade de enfrentar situações usando métodos costumeiros e uma natureza inconsciente de potencial desorganizado, estressado. Em outras palavras sem integração entre consciente e inconsciente para ações e resultados positivos.

Por exemplo, crises agudas ativadas por gestação, pós parto, estresse acadêmico, angustia em situações novas, lidar com mudanças negativas, solidão e traumas. O tratamento psicológico eficaz para depressão envolve identificar e lidar com os problemas que contribuíram para que ela surgisse.

Sob o mesmo ponto de vista, a depressão entre crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais comum. Isso acontece devido a falta do tempo e atenção de qualidade nas famílias. Indivíduos deprimidos sentem vergonha de seus sentimentos, sendo quietos. Nesse sentido ocorre a “depressão silenciosa“.

Tratamento psicológico para depressão: Tratar as causas e gatilhos de crises.

Em síntese, não tem idade para ter depressão. Para ilustrar, lembro de um paciente de 9 anos que chegou ao consultório dizendo-se depressivo devido a separação de seus pais, as brigas constantes, medo de violência.

Também atendo em terapia online adolescentes em depressão por terem sofrido abusos, bullying no colégio, conflitos por serem adotados, crise existencial por não se identificar com gênero sexual.

Na minha especialidade, psicologia junguiana e hipnose, buscamos a causa da depressão, suas raízes. A maioria dos depressivos foram expostos a traumas e estresse excessivo na infância.

Voltando ao exemplo do menino, ele lembra-se de ouvir gritos de sua mãe e ver seu pai agredi-la. Sentia pânico, escondia-se no seu quarto. Mas com o tempo teve medo de seu pai e passou a tentar ajudar sua mãe. Começou a apanhar de seu pai também.

Na escola não conseguia concentrar-se, só pensava em voltar para casa e proteger sua mãe ou tentar ajudar seu pai. Evitava levar colegas pois tinha vergonha das brigas.

Como resultando de traumas, sentir apreensão, chorar, medo, violência física e/ou verbal, por muito tempo gera padrões mentais e emocionais crônicos que desenvolvem processos depressivos.

A pessoa com depressão não quer ser um problema para os outros. Costumam dizer que está tudo bem e fazer o máximo que conseguem. Mas com a energia e auto estima baixa, com o passar dos anos perdem a capacidade do esforço.

Podem aparecer sintomas de desleixo com o corpo e higiene mas isso não ocorre em todos os casos. Diante de tanta dor e no silencio dos pensamentos mórbidos, a depressão torna-se perigosa.

Como evitamos isso? Fazendo psicoterapia, buscando autoconhecimento. Resolver e lidar com problemas fara parte da vida inteira. Por isso precisamos fazer terapia para manter nossa inteireza diante dos momentos difíceis da vida.

A pessoa depressiva não tem essa forca. Desse modo esta presa em sentimentos autosabotadores, negativos, autopunitivos, padrões de desistência. Por isso, tratamento e acompanhamento psicoterapêutico faz-se fundamental para mudanças.

Tratamento psicológico da depressão: aprender a ressignificar.

Voltando ao exemplo do menino em tratamento psicológico para depressão. Sem psicoterapia, a tendencia será virar uma depressão crônica ao longo da vida dele. Ao ver sua família em crise, ele sente-se diferente e inferior aos outros.

Passa a buscar afeto noutros lugares e companhias. Mas será difícil devido os problemas de auto estima. Com uma auto imagem negativa contenta-se com o “mais ou menos”, se encolhe ou foge diante de desafios.

As pessoas fortes emocionalmente reagem rápido diante de situações desagradáveis. Depressivos não conseguem fazer este esforço. Eles choram, tem medo do desconhecido, não gostam de se arriscar. Podem desenvolver controle, perfeccionismo, o que paralisa porque o tempo não espera perfeição.

O tempo passa, as oportunidades se perdem. O depressivo cria subterfúgios e foge do que deveria fazer. Procrastina e enrola-se em suas metas, porque não se julga capaz e tem medo de errar.

Psicoterapia Junguiana para Depressão: (re)Aprender a viver com clareza e leveza

O ponto principal da depressão é perder a conexão com a auto estima e assim com objetivos de vida. Independente de ser aguda ou crônica, exige tratamento especializado.

Através de uma escuta sensível e técnicas adequadas pode-se melhorar a qualidade de vida interior, posteriormente a exterior. Ideações suicidas revelam o quanto está difícil suportar o sofrimento e lidar com o sentimento de fracasso pessoal.

Muitas vezes são o sofrimento de muitas gerações envolvidas. Como os casos de pessoas depressivas com pais/avos/bisavós suicidas. Já é comprovado pela psicologia sistêmica que herdamos emocionalmente e geneticamente as dores não resolvidas.

Minha missão como psicóloga é dar plena expansão aos dons, talentos, recursos para que meu paciente consiga enfrentar seus testes e desafios nesta vida. Quando a pessoa lembra-se de quem é, o habito de esconder-se da lugar a autenticidade. Esse movimento vai cicatrizando as feridas para que possa se desenvolver uma nova vida.

Busque ajuda se for o caminho apontado por seu coração.