Seu conflito central é a ansiedade? Neste artigo psicanalítico abordo psicoterapia para ansiedade: como conquistar a paz?. Atendo muitos pacientes em terapia online com crises de ansiedade, pelos mais diversos motivos. Além disso, as somatizações de doenças no corpo.
Primeiramente, pessoas que sofrem de ansiedade apresentam dificuldade de regular suas emoções, equilíbrio entre energia feminina e masculina. Isso pode acontecer por repressão emocional, excesso de controle e imaturidade emocional, infantilidade, imediatismo.
Normalmente a pessoa ansiosa tem dificuldade de revelar suas intenções e sentimentos mais profundos. Embora se relacionam de forma cordial, buscam constantemente aprovação. Assim, tem baixa tolerância a frustração e podem ter medos como de rejeição, de não dar certo, não terem valor, entre outros.
Nesse sentido, quando ocorrem gatilhos que geram crises de ansiedade, a imaginação cria diversas situações negativas, de auto tortura, irritação que podem gerar frieza e indiferença como mecanismos de defesa.
Além disso, o corpo físico começa com sintomas que visam chamar a atenção para si mesmo e para os outros. Em outras palavras, em fases de extrema ansiedade o corpo adoece como se estivesse pedindo uma folga.
A mente do ansioso: Sugestionabilidade, sonhar acordado, distorções e exageros.
Se você sofre de transtorno de ansiedade sabe que seu padrão mental e emocional se torna tenso e inseguro de si mesmo. Desconfia dos demais, suspeita das intenções e seguido tem reações desproporcionais a realidade.
Conjuntamente, inconscientemente, temem rejeição, abandono, medo de serem julgados, medo que o pior aconteça como uma doença grave, morte ou falência financeira. Assim, pode gerar sentimentos de angustia e comportamentos impulsos, má qualidade de comunicação e por isso mal entendidos nos relacionamentos.
Além disso, o padrão mental do ansioso tem tendencia depressiva subjacente. Sem tratamento psicológico, estão sempre esperando o pior. Como não conseguem ter empatia com os outros e auto compaixão consigo mesmos devido a desregulação emocional, criam exigências mentais consigo mesmo e com os outros que acabarão em ilusões, devido serem excessivas.
Nesse sentido, a hipocondria é muito comum em quadros de ansiedade. Se constitui pelo medo da morte, fixação nas sensações físicas temendo doenças. Em psicanalise esta ligada há um profundo medo de vínculos profundos com outras pessoas, por isso, o corpo tem extrema sensibilidade.
Fugas emocionais da ansiedade versus a paz interna
Diante de transtornos de ansiedade, a mente racional tem dois caminhos: impulsos construtivos e regulados emocionalmente ou impulsivos e auto sabotadores. Por exemplo, o habito da pornografia costuma aparecer no tempo livre como uma “válvula de escape para o estresse”. Porem, virando vicio, afasta a pessoa do seu parceiro podendo levar ao divorcio.
Outro exemplo, a compulsão alimentar, de consumo, vicio de tecnologia/rede social. Nessa busca-se preencher vazios internos, insatisfações com a vida, falta de atitude por estar “perdido e sem rumo”.
O excesso de ansiedade desencadeia estresse, confusão mental e emocional, crises de ansiedade que no senso comum busca-se aliviar tensões de forma imediatista ou com hábitos obsessivos.
Com o tempo, a pessoa sente-se esgotada, com cansaço crônico, sistema imunológico em baixa. Como fechar esse ciclo de ansiedade crônica e restabelecer a paz que você gostaria?
A paz interna é uma necessidade. Como colhemos o que plantamos, nesse sentido: crenças, pensamentos, sentimentos, decisões mudar a mente de padrões de ansiedade para clareza emocional envolve lidar com toda a confusão emocional.
Psicoterapia pra ansiedade: como conquistar a paz cuidando? Autoconhecimento e Insights.
Na abordagem junguiana da psicologia, o conhecimento e entendimento leva a gerar energia das frustrações. Conhecer a si mesmo verdadeiramente, desenvolver amor próprio leva a refletir sobre como viver seu dia: desde o despertar, escolhas alimentares, a forma de tratar as pessoas, o que vestir, suas prioridades.
Quando se tem um proposito e prioridades, a energia de viver fazendo o que se gosta, tendo iniciativas de prazer conjugais e sociais, altera-se o isolamento e assume-se o controle da própria vida.
Como seriam seus resultados sem fugas emocionais? Se você falar o que sentir com assertividade? Cuidar de si mesmo e quem você ama? Escolher como viver seu tempo conscientemente?
Existem diversos tipos de ansiedade. Entretanto, todas estão ligadas as suas necessidades emocionais. O que sua ansiedade pode te ensinar? Em suma, o conhecimento te ajuda a reconhecer sua negatividade para separar-se dela.
A psicoterapia junguiana para ansiedade tem como base recuperar a confiança em si mesmo, na essência. Dessa maneira gerando uma constante abertura mental e emocional para se acostumar com os aspectos positivos da mente.
Vamos fazer da sua mente um lugar melhor para viver?