Auto Sabotagem.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

O tema da auto sabotagem, dentro de psicoterapia, é super importante de ser abordado com a profundidade merecida. Constitui o núcleo de muitas terapias e mudar padrões negativos repetitivos requer consciência através de um tratamento psicológico especifico para auto sabotagem.

Quando você entra em contato consigo mesmo, tem alguma coisa que te machuca e que você não aguenta mais conviver com isso? A terapia é um espaço seguro de escuta, consciência e transformação.

Nesse sentido, a síndrome da auto sabotagem, também chamada de padrão negativo de repetição se caracteriza por escolhas ou decisões que parecem boas no momento presente que geram alegria ou prazer imediato. Também podem ser escolhas motivadas por emoções ou impulsivas. 

Após o ato ou com as consequências, surge culpa e arrependimento. Assim, acaba ocorrendo frustração, lidar com consequências ou perdas, muitas vezes traumáticas. Por exemplo: traição, vicio de pornografia, compulsão alimentar, decisões financeiras, mudança de pais ou cidade, maus investimentos, entre outros.

No senso comum muito se fala que aprende-se através dos erros. O que de certa forma é verdadeiro. A questão é: como mudar? Em psicanalise ou psicologia analítica sabemos que o inconsciente atrai situações que esta programado ou em sintonia emocional.

Na infância e adolescência aprende-se padrões emocionais que na maioria das vezes são repetidos na vida adulta. Por exemplo, crescer em um ambiente com super proteção gera uma pessoa insegura. Outro exemplo, ter pais que brigavam muito pode trazer reatividade na vida adulta.

O que você vem tentando mudar sozinho sem conseguir? 

Também manifesta-se em situações de paralisia emocional diante de zonas de conforto, gerando comportamentos de procrastinação.

Exemplos da doença psicológica da auto sabotagem:

  • Não alcançar os resultados e conquistas de vida almejados.
  • Desistir facilmente dos objetivos.
  • Excesso de auto critica e pensamentos negativos
  • Pensamentos/Crenças de generalização ou catastróficos para fazer escolhas.
  • Ansiedade e Imediatismo, viver apenas o momento, perdendo o rumo para criar um futuro bom para si mesmo.
  • Sabotar, consciente ou inconscientemente, necessidades que precisa gerenciar para melhor bem estar e felicidade (cuidar do corpo físico, financeiro, relacionamentos, intuição, ouvir emoções, tempo com familiar, etc).
  • Deixa de fazer o que quer por medo.
  • Depende emocionalmente de outras pessoas ou relacionamentos.
  • Não saber dizer não.
  • Atitudes e Comportamentos destrutivos: como fumar, consumir álcool, usar drogas, mentir, falsidade, desonestidade, inveja, ciúme, descontrole emocional, entre outros.

Exemplo bastante comum, são os casos de pessoas que vivem relacionamentos amorosos conturbados. O chamado “dedo podre“, são pessoas que não acreditam serem merecedoras de amor, acabam fantasiando um parceiro(a) ideal e com o tempo revivem ou reproduzem todos seus conflitos amorosos, o caos.

Em psicanalise, Freud, Jung e Lacan, estudaram profundamente esses mecanismos. Consiste nos padrões inconscientes ligados a auto destruição. Quando o inconsciente esta “programado” para conflitos, brigas, decepções, acaba atraindo essa energia. E o desfecho já sabemos. As pessoas chegam na psicoterapia aprisionadas por seu inconsciente.

Não adianta separar-se ou divorciar-se, a síndrome mostra que com o tempo o padrão de escolhas ruins continua. Ate a pessoa criar consciência e decidir tratar-se emocionalmente, ficar um tempo sozinha, seria o caminho para iniciar um processo de cura.

Zona de conforto e Procrastinação.

Tambem tem pessoas que conseguem atingir um pouco dos seus objetivos, mas começam a sabota-los. Talvez por não se sentirem merecedoras ou serem muito auto criticas.

A auto critica, negativismo, pessimismo acabam gerando uma paralisia emocional. Crenças de “felicidade não dura”, “nasci para sofrer”, “a vida é uma luta diária”, podem surgir como gatilhos em fases em que a pessoa esta frágil emocionalmente.

Por exemplo, pessoas que perdem (sabotam) oportunidades: promoção no trabalho, uma viagem, um relacionamento, investimentos financeiros. Devido a incapacidade afetiva e abraçarem a continuidade da sua evolução pessoal. Ficam estagnados com o que conquistaram e com medo de perder. Esquecendo que a vida é feita de movimento e evolução, com o tempo esse quadro pode gerar frustração, depressão, mau humor, distimia, arrependimentos.

Isso acontece pela falta de auto cuidado: auto conhecimento, amor próprio e energia do prazer pela vida. Isso vem do inconsciente, por isso a analise é fundamental.

As pessoas que sofrem do mecanismo da auto sabotagem não conseguem aproveitar toda a plenitude da vida e das relações. E o pior, na maioria das vezes, sem tratamento psicológico adequado, acabam se afastando do que tinham de melhor e perdendo suas fontes de alegria.

Psicoterapia na Superação da auto sabotagem.

A todo momento precisamos nos analisar. Descobrir em nós o que nos faz bem e o que nos faz mal. E o papel de nosso inconsciente nisso. Por que atraio isso?

Descobrir a raiz da auto sabotagem, para ir desconstruindo o que nos faz mal: solidão, ilusões, frustrações, traumas, compensações imediatas.

Enquanto se repete padrões negativos, a mente e sentimentos viciam em dor e sofrimento. Quanto mais consciente das suas sabotagens, mais força você pode ter para mudar.

É importante que você saiba que a auto sabotagem pode ser superada. Especialmente quando você esta disposto a lidar com ela. Olhar sua historia de vida, seu inconsciente e assim poder iniciar um caminho com escolhas saudáveis.

O que seria escolhas saudáveis? Aquelas decisões, ou pequenos momentos do dia a dia, que combinam com sua essência, trazem paz e você sente-se feliz com você mesmo a longo prazo.

Ter consciência dos processos inconscientes é um dos primeiros caminhos para romper com a auto sabotagem e assumir a direção por uma vida mais harmoniosa, consigo e com as outras pessoas.

Permita-se descobrir seus potenciais positivos. Conte comigo nesse processo.

10898192_906985839335516_7730246885851104748_n