A importância de fechar ciclos para recomeçar

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

O tema que escrevo hoje fala sobre a importância de fechar ciclos para recomeçar. Inicio de ano, muitas pessoas refletem sobre fazerem mudanças em suas vidas. Ou seja, fazer novas escolhas, mas por onde (re)começar?

Muitas pessoas, com esperança de mudar para melhor, mudam de cidade/pais, academia, parceiro conjugal, trabalho mas continuam frustradas e ansiosas. Por exemplo, indagam-se:

  • “fiz novas escolhas, mas tive péssimos resultados”
  • “por que tudo dá errado comigo?”
  • “por que nada muda?”.
  • “por que meus contratos não progridem?”

Dessa forma, por que decidir mudar, recomeçar não é apenas o suficiente para mudar resultados? Isso acontece devido os condicionamentos mentais, que trazem rigidez e tensão.

Nesse sentido, se você decidiu recomeçar, mas não abriu sua mente, toda frustração e sofrimento surgem de neuroses com a realidade.

Para ilustrar, cito o exemplo da roda da vida, do psicólogo Carl Jung. Isto é, escolhas e acontecimentos, dentro de uma dinâmica inconsciente, composta por vínculos (relacionamentos), escolhas, renascimentos e encerramentos de ciclo.

Recomeçar: Desafios do apego e medo do desconhecido.

Em analise junguiana busca-se conciliar o racional ao emocional, considerando intuição e aspectos inconscientes que influenciam despertar potenciais criativos e superar bloqueios.

Mudar não e fácil. A própria vida mostra que as coisas mais simples são as mais difíceis. De qualquer maneira, a pratica é mais importante que qualquer teoria.

A superação de bloqueios criativos envolve lidar com apego e medo do desconhecido. Quantos projetos de vida e sonhos pessoais são abandonados por insegurança e falta de organização devido crenças negativas?

Dessa maneira, para aumentar nossa consciência de quem somos, fortalecemos o autoconhecimento e nossos arquétipos positivos. Em outras palavras, criando estratégias em psicoterapia, descobre-se forças individuais para mudar comportamentos repetitivos.

A importância de fechar ciclos para recomeçar: Terapia como estratégia.

 Autoconhecimento traz consciência e poder pessoal. Com a terapia analítica você vai entender quais crenças, pensamentos e sentimentos você pode soltar e desapegar-se.

Com a terapia trabalha-se os padrões mentais e emocionais construídos desde a infância, sensação de merecimento, permitir-se viver leve.

Dessa maneira, te convido a refletir: suas marcas mentais e emocionais estão te impedindo de ser livre?

Diante dos desafios de encontrar crescimento pessoal e financeiro, muitas pessoas se perdem em ilusões de posse e controle. Entretanto, a angustia e ansiedade podem gerar insights positivos, como buscar ajuda psicológica, conhecimento.

A partir do autoconhecimento obtém-se a oportunidade de diferenciar escolhas, modos de comunicação assertivos. Logo, diminuindo autodepreciação e auto destrutividade.

Certamente a vida pode ser vivida como uma oportunidade de evolução. As dores emocionais pode ser ressignificadas, assim fechando ciclos e possibilitando um renascer.

Entender os ciclos significa honrar a vida, cada caminho é único com aprendizados. Você está liberando os seus? Ou trancando o fluxo?

Vamos abraçar seu recomeço com consciência?

Referencias: Jung e seus símbolos (1985, Harper); Jung, Psicologia do inconsciente.

 

Don`t copy text!