Olá! Hoje vou escrever sobre psicologia masculina, o tema impotência sexual masculina de causas psicológicas. Homens procuram psicoterapia para se conhecerem melhor e ajudarem-se a serem mais felizes emocionalmente.
Inicialmente, vamos analisar o processo de formação da identidade, muitos homens aprendem a super valorizar a sexualidade masculina, desempenho, não percebendo que a verdadeira intimidade inicia pelo autoconhecimento.
Nas ultimas 3 décadas, tanto homens como mulheres passaram por muitas transformações. Homens já podem abrir seus medos, se exporem, se queixar, reclamar, desejarem o amor verdadeiro. Embora uma minoria permita-se isso.
Muitos ainda estão presos em crenças de ser “o cara inteligente”, “o cara infalível”, invencível, que só aguenta, só é forte e trabalhador, bonzinho.
Nesse sentido acontece porque o processo de educação de um menino é comum escutar a frase “homens não choram” e acabam sendo treinados para não falhar e não mostrar o que sentem. O que esta relacionado as causas psicológicas da impotência masculina e disfunção erétil.
Quando se fala que um homem é machista, duro, cético confirma-se a necessidade de maior atenção a infância de meninos. Por isso, em psicoterapia junguiana, costumo trabalhar os traumas e sentimentos da criança interior.
Tentar ser forte e invencível o tempo todo, além de causar disfunções sexuais devido insegurança também traz consequências como: “ele teve um acidente”. “fez uma cirurgia cardíaca”, que tragedia”, Puxa, por que foi acontecer justo com ele? Que era tão bonzinho e divertido?
O complexo de super homem
O homem com complexo de super homem procura mais e mais trabalho, mergulha em ansiedade, porque não sabe lidar com exigências e expectativas de sua família, amigos, sociedade.
Além disso, tem dificuldade de reconhecer que não sabe, não reconhece seus limites. Ao encontrar a namorada(o) amada(o) no final do dia, este cobra por mais carinho, atenção, tempo, dialogo e ser arrebatado com paixão.
Ao sair do mundo intelectual e entrar no emocional, este homem esta inseguro: “como tem que ser?”, “vou dar conta?”, “faço igual no pornô?”, “será que o tamanho esta bom?”. Sem duvidas vem todas as cargas emocionais e conceitos embutidos buscando aprovação máxima.
“e se eu não corresponder?”. Esse outro pensamento de insegurança mostra o conflito entre exibir uma performance atlética sexual e a outra dimensão da intimidade: energia vital, afetiva, espiritual, conexão com a parceira(o).
Assim vai se formando a impotência sexual masculina por causas psicológicas.
Impotência sexual masculina: necessidades emocionais.
Sempre digo para meus pacientes homens que eles também tem direitos emocionais, visando mobilizar conexão emocional com si próprios. Muitos colocam o sucesso profissional em primeiro lugar, o que pode ser cuidado. Ao mesmo tempo que cuida-se de si mesmo e sentimentos.
Entender o que priorizam e precisam ajuda a destravar o que esta atrapalhando a vida sexual e afetividade. Por exemplo, um homem que se relaciona apenas baseado na aparência. Descobre na terapia que tem medo de se apaixonar e ficar preso em um relacionamento. Sua problemática sexual esta relacionada a medo de vinculo, que gerou disfunção erétil.
Outro exemplo, um homem tímido, com dificuldades sociais. Toda a vez que sua esposa marca um evento social ele muda o humor, se fecha, fica agressivo e isola-se da família. Neste caso a vergonha rompe a comunicação, passando uma mensagem errada a esposa que ele não a deseja mais.
Exemplo 3: um homem que vai comemorar um feriado na praia com sua nova namorada(o). Ao chegar no local, ela começa a falar dos exs namorados e o que o desempenho dele parece inferior aos outros, cobrando que ele melhore. Neste caso, o individuo com baixa auto estima, tenta dar o melhor dele mas não consegue, devido a confusão emocional que se estabeleceu.
Esses exemplos sao para ilustrar os aspectos emocionais que existem em situações de impotência sexual. Precisa-se retirar essa alta tensão emocional, descansar e valorizar-se. Toda situação traz aprendizados.
Em suma, a falta da auto estima desencadeia compensações para obter reconhecimento de outras formas: intelectual, dinheiro, síndrome do “bonzinho”, síndrome do “salvador e cuidador”. Precisa-se ter cuidado com essas auto sabotagens.
Impotência Sexual masculina: Psicoterapia
As sessões de psicoterapia sao um espaço de fala, escuta com tranquilidade e leveza. Para deixar de fora cenários ideais, mascaras e buscar equilíbrio nessa tema de “fio de navalha”, o universo da identidade, relacionamentos e sexualidade masculina.
O que é ser homem? O que você responderia? No consultório, ou sala online da terapia, pode-se expor emoções, compartilhar, dividir lutas diárias. construir um espaço de dialogo para lapidar diamantes.
Assim a psicoterapia traz auto conhecimento e leveza para lidar com vulnerabilidades. Você pode ser um ser humano melhor por meio da reflexão, escutar-se e encontrar/tratar as formas invisíveis que moldaram sua forma de amar e relacionar-se. Ser um homem melhor, gera mulheres melhores, filhos melhores, famílias melhores.
Como conclusão, a sexualidade masculina pode ser vivenciada de forma satisfatória percebendo e permitindo-se expressar aspectos emocionais. Resultado do auto conhecimento é escolher parceiras(o) amorosas com mais compatibilidade e afinidades para um relacionamento menos árido e mais suave.