Como superar bloqueios emocionais?

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Como superar bloqueios emocionais? Sentir medo é uma defesa natural. Porém quando limita áreas do bem viver por exemplo: amizades, relacionamentos, sexualidade, dirigir, viajar, ir no banheiro, não conseguir chorar ou falar o que sente, evitar relacionamentos sérios ou pavor de errar causam sofrimentos. 

Bloqueios emocionais causam sentimento de vergonha, humilhação, impotência. Com o passar do tempo a pessoa ficar introvertida, procrastinar objetivos e desejos, evitando lugares e situações que gerem ansiedade dos gatilhos emocionais. 

Nesse sentido, com o tempo a frustração emocional vai aumentando, podendo desencadear depressão, reatividade, expressão de raiva inadequada, vícios sexuais, vícios alimentares, baixa produtividade, desinteresse social. 

Autoconhecimento das prisões interiores

A maioria das pessoas tem dificuldade em nomear seus sentimentos e lidar com eles. Dessa maneira, surgem os bloqueios emocionais. A fim de manter a leveza, inspiração e produtividade é essencial cuidar dos sentimentos, um foco da psicologia junguiana. 

Já atendi muitos casos de bloqueios emocionais. Lembro de um caso especial, no meu tempo de psicoterapia a domicilio, fui atender um adolescente que recusava-se a sair do seu quarto.  Ele tinha medo da realidade fora da porta. Me contava uma narrativa autocritica, com seus erros e como ele se punia por ser uma péssimo, no conceito de quando iniciou a terapia.

Também atendi outros pacientes no consultório, que pediam que eu ficasse atras deles pois se sentiam massacrados emocionalmente e não conseguiriam olhar ninguém para falar o que necessitam. 

Entre portas e almofadas, entendo que são símbolos da realidade externa que representam os bloqueios emocionais. Dessa forma, são as feridas afetivas e crenças sobre construídas ao longo da vida. Bem como a de sentir-se amado e aceito pelo que se é.

Também atendi muitos casos de pessoas com bloqueio para chorar. E muitos adultos com bloqueio emocional para dirigir. E também homens e mulheres frustradas(o) em sua vida afetiva e sexual, devido diversos traumas ocorridos no passado. 

Superar bloqueios emocionais: Tratar as causas no Inconsciente

Muitas vezes os bloqueios emocionais estão relacionados a traumas no passado e merecimento,  crenças quanto a coragem, realização. Por exemplo: “não vou conseguir”, “não vai dar certo”, “ninguém vai gostar de mim”, “não posso errar”.

Por mais que a pessoa possa estar bem sucedida no presente, ela pode sofrer com medo de perder o que conquistou e apreensão do futuro. Nas analises de bloqueios emocionais costumam estar presentes carências de afeto, identificação familiar, vínculos. 

Você perde oportunidades devido o medo? Bloqueios emocionais estão ligados a fugas e ganhos secundários. Por não acreditar em si mesmo procrastina e acaba construindo narrativas de vitimismo ou crenças errôneas sobre sexo, dinheiro, estilo de vida, auto estima. 

Toda pessoa com bloqueio emocional foge do que quer. Por que isso acontece? Provavelmente você não terá respostas claras para essas perguntas. Como as respostas estão no inconsciente, nas suas emoções, o primeiro passo é ter consciência.

Terapia para superação dos Bloqueios Emocionais

Cada bloqueio emocional tem um significado, que deve ser analisado a fundo e explorado para que ele se movimente e abra espaço para novas experiências.  Quando a vida traz situações desnorteantes, é preciso ir além. Situar-se em si mesmo, em um plano de consciência: O pânico pode trazer consciência de aspectos que o sujeito desconhece nele mesmo. Fazer um balanço das situações que não fazem bem e que necessitam de mudanças (Lisiane Hadlich).

Em suma, bloqueios emocionais são algo que a pessoa quer mas não consegue. Como vimos podem ser das mais diversas formas. 

Eles ocorrem também por muita repressão emocional ao longo da historia de vida.  Assim, a superação é um processo, um caminho com descobertas e estratégias psicoterapêuticas para entrar em contato com o mundo interior.

Este pode ser na infância, na adolescência, passado recente, mas conscientizar-se e liberar sentimentos que ficaram presos. Portanto, recuperar o contato com seus sentimentos, saber lidar com eles e adquirir empatia, compaixão com emoções das pessoas próximas. 

A consciência emocional traz leveza diante dos desafios da vida e melhora os relacionamentos. Fundamental para uma vida em família agradável, trabalho produtivo e escolhas assertivas. A psicoterapia junguiana tem um papel muito importante nos desbloqueios, devido trazer a consciência o inconsciente. 

Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga especialista em psicanalise e terapia de casal. Atende online e clinica desde 2000.