Desenvolver a inteligência emocional.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Olá! Hoje vou escrever sobre essa habilidade emocional, tão importante para cultivar harmonia: na relação com você mesmo, com as pessoas que ama e principalmente, com seus desafios trazidos pela vida.

Para ilustrar, lembro um paciente que estava orgulhoso de sua inteligência emocional. Este apresentou um novo projeto para uma empresa que já atendia e durante o processo, um dos chefes, começou a interrompe-lo, dizer que a empresa não precisava daquilo, que estavam perdendo tempo, etc.

Com inteligência emocional, percebeu que aquela pessoa não estava bem mas seguiu sua palestra ate o fim, com tranquilidade. E observou o surto emocional do outro, reclamando, tentando intimidar e desviar o assunto, sem se deixar afetar emocionalmente.

Fiquei feliz por ver a evolução do meu cliente. Fazer terapia faz a diferença no desenvolvimento pessoal. Esta é uma intuição e uma consciência de separar o que é seu e o que é do outro.

Auto controle, não deixando-se manipular ou levar por posturas agressivas, bullyng, sociopatias, irritação e estresse projetados na sua direção.

Sofrimento Crônico e Insegurança

A falta da inteligência emocional pode gerar projeções infelizes, compensações emocionais, paralisia emocional, procrastinação.

Pessoas inseguras tendem a imaginar demais, ruminar pensamentos, se auto depreciar. O que chamo de porta para o inferno. É impossível controlar os fatos da vida. Algumas pessoas são obcecadas por controle e não conseguem gerar alternativas.

Pessoas muito sensíveis ou “esponjas” também tem a tendência de absorvem a energia e cargas emocionais alheias, o que faz muito mal. Isso pode gerar um sofrimento crônico e a pessoa ficar sempre ansiosa e frustrada.

Para avaliar sua inteligência emocional, reflita:

Você percebe quando recebe uma projeção emocional?
Como você reage diante pego de surpresa?
Você conhece seus sentimentos?
Como é sua comunicação diante de conflitos?
Como esta sua auto confiança e auto estima?
Sua vida esta mudando para melhor?
Você possui foco e comprometimento com seus projetos?
Você vive no momento presente?

Inteligência emocional no Dialogo Interior e Comunicação.

Como é o seu dialogo interior? Ele impacta positivamente na sua vida e no seu ambiente? Muitas pessoas buscam a psicoterapia para lidarem com crenças irracionais. Essas podem causar uma exigência interna muito grande, que a circunstancia seja feita de um jeito ou que uma pessoa se comporte de tal jeito.

Isso cria expectativas irreais, que causam dor e sofrimento. Excesso de expectativas e emoções negativas podem paralisar, gerando procrastinação. Um dos objetivos da psicoterapia é movimentar essa rigidez ou paralisia emocional de dentro para fora.

Por exemplo, quando você fica refém de emoções negativas: medo de falar com alguém, um chefe rígido, pânico de perder/de abandono. Esse cenário interior negativo impede de alcançar seus objetivos.

Como esta seu pensamento? Seu corpo? Suas emoções? Faca uma auto avaliação. A inteligência emocional desenvolve-se ouvindo esse conjunto. A partir disso pode ter mais clareza de quem você é, dos outros, suas reações e escolhas.

Espero que este texto tenha fortalecido seus conhecimentos para cultivar a paz, equilíbrio e resiliência dos desafios. Se precisar de ajuda profissional para desenvolver sua inteligência emocional, conte comigo.