Como esta sua vida amorosa? O tema que vou escrever hoje é sobre terapia para relacionamentos. Pode ser que você esteja solteiro sentindo-se carente, angustia por um termino ou insegurança pelo comportamento do namorado(a) ou ainda com bloqueio afetivo.
Sentir-se inseguro, duvidas em relação ao que sente, incerteza do futuro, sensação de fracassar devido vários términos causa muita dor emocional. Por conseguinte afeta o desempenho profissional.
Embora olhar para você mesmo pode ser estranho inicialmente, buscar ajuda profissional é o primeiro passo para construir um relacionamento saudável. Em especial, a abordagem junguiana, que encontra respostas nas causas que te impedem de vivenciar sua vida amorosa de forma satisfatória.
Amor e paixão em si mesmos não são bons nem ruins. Tudo depende de como você alimenta, vive esses elementos e padrões psicológicos de parceiros que você atrai.
Em carência emocional pode-se cegar fácil e cair em armadilhas amorosas. Nesse sentido, a paixão causa uma anestesia racional e ocorre uma entrega ao relacionamento ate haver conflitos, revoltas e confusões emocionais. Enfim, o doloroso termino amoroso.
Após um termino amoroso, surge o sentimento de culpa, saudade dos momentos bons, a angustia da pergunta: “por que acabou?”, “o que eu fiz de errado?”. Voltar a ser solteiro(a) retoma ao conflito da falta, do desejo, frustração.
Como psicanalista e terapeuta de casal, percebo que o maior desafio esta em lidar com a vulnerabilidade afetiva que os sentimentos trazem. Nesse sentido, sentimentos de falta de apoio, conexão, desejo, afinidade de valores e princípios compõem características importantes.
Quando procurar uma psicóloga especialista em relacionamentos
O sofrimento e angustia devido relacionamentos frustrantes tem algumas situações pontuais para consultar uma especialista em terapia para relacionamentos:
- Términos amorosos
- Autoconhecimento: saber o que sente e o que procura em um relacionamento.
- Relacionamentos que os parceiros se gostam mas tem muitos conflitos.
- Duvidas sobre sentimentos e papeis no relacionamento.
- Bloqueios amorosos e sexuais.
- Vícios sexuais e compulsão a infidelidade
- Dedo podre
- Relacionamentos abusivos.
Dessa forma, você pode se perguntar, por que eu preciso de uma psicóloga? A resposta se fundamenta em base a psicanalise, nas resistências internas a mudança, padrões inconscientes de buscar parceiros e repetir padrões negativos.
Em terapia, você vai lidar com seus medos e o que gera seus padrões negativos. Por exemplo, medos: solidão, falhar diante da família com um divorcio, perda, síndrome de peter pan, síndrome da mulher troféu, rejeição, abandono.
Mudar envolve abrir mão das personas. As máscaras levam a repetir comportamentos que sabotam a vida amorosa. Por exemplo, medo de não agradar o parceiro(a). Nesse caso acontece falta de dialogo espontâneo, acumulam-se inseguranças que pode levar a má interpretação do outro.
Muitas mulheres e homens submetem-se a relacionamentos abusivos e de conveniência pela busca de ilusões e falsas esperanças. Tem existido longas gerações machistas, repressoras que causam uma desconexão com o amor saudável.
Sentir-se merecedor de amor por ser quem você é gera atitudes amorosas e buscar um parceiro(a) realmente amoroso. Em suma, a terapia para relacionamentos, esta ligada a acreditar e vivenciar o bem estar consigo mesmo. Logo, no relacionamento.
Pode parecer simples em teoria mas na pratica se você vem de uma família que acreditava a infidelidade sendo normal ou de gerações de mulheres no arquétipo “salvadoras”, os conflitos instalam-se de forma inconsciente. Dessa forma, a terapia traz a consciência.
Terapia para relacionamentos: Quando procurar terapia de casal
A terapia de casal para casais heterossexuais ou homossexuais é voltada ao paciente chamado “nós“. Requer iniciativa de ambos e maturidade para falar e ouvir o parceiro. Indicações da terapia de casal:
- Melhorar dialogo
- Codependencia familiar
- Zona de conforto toxica.
- Ciúmes, insegurança.
- Transformar o negativo em positivo
- Mapear desafios do relacionamento e amorosos junto de estratégias para superação.
- O terapeuta media conflitos levando a assertividade
- Avaliação conjugal
- Escrever ou Renovar os votos
- distancia emocional
- novos ciclos familiares como mudança de cidade/pais, nascimento de filhos, cirurgias, etc.
- Conflitos de sexualidade e perda de desejo.
Em terapia de casal, você pode compreender sua dinâmica conjugal. Assim, o casal apropria-se dos elementos do amor positivo e negativo, círculos viciosos, diminuindo expectativas magicas fazendo com que o relacionamento se torne maior que a soma das partes, construtivo.
Quando o casal afasta-se de valores, princípios, respeito e o relacionamento começa a ir na direção errada a terapia de casal pode retomar o controle positivo. Quanto mais se nega os problemas mais a sombra vai aumentando.
Quantos bons relacionamentos terminam devido a falta de estratégias positivas em momentos difíceis? Fazer terapia de casal equivale a acender a luz em um momento de escuridão no relacionamento. Conjuntamente aprender a deixar a chama acesa com o tratamento a dois. A medida que se desativa os traços negativos o relacionamento torna-se leve.
Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga e psicanalista junguiana. Atende individual e casais, online e presencial, desde 2000. Especialista em traumas amorosos e mudanças de padrões inconscientes.