Terapia para Dependência Emocional.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Terapia para Dependência emocional. Você é dependente emocionalmente de sua família ou parceiro(a) conjugal? Tem dificuldade de viver sozinho(a), medo de ser abandonado ou terminar um relacionamento?

Uma das definições que mais gosto é interpretar a codependencia como uma condição emocional comportamental que afeta a capacidade de um individuo de ter um relacionamento saudável e mutualmente satisfatório.

Geralmente o co dependente vai numa via só. Em uma definição mais ampla, é a dependência das necessidades ou do controle do outro.

Conjuntamente, a falta da liberdade ou independência emocional é mantida por sentimentos limitantes, culpa, ansiedade. Em outras palavras, a pessoa codependente não consegue aceitar mudanças que fogem de seu controle e lidar com diferenças de personalidade.

Dessa forma, tudo vai bem ate sentir-se rejeitado(a) ou incompreendido(a). Este gatilho pode despertar angustia, culpa, impotência. Dessa forma,  vive-se remoendo o passado com medo do futuro. 

 

Terapia para Dependência Emocional: Aprender a valorizar-se. 

O que é a interdependencia? Fazer aliados, formar parceiros, conexões com outros seres. Damos a alguém algum algum poder sobre nosso bem estar e nossos sentimentos.

Na codependencia dá-se totalmente o poder sobre sensações, pensamentos ao outro, deixamos que o outro nos afete cem por cento. Quem é codependente precisa do outro estar bem para estar bem também.

Em outras palavras, quando você escolhe amar alguém esta dando dando o poder do outro te fazer feliz ou infeliz. Bem como o poder de machucar, de ferir, sentir limitado, com medo.

A chave é o quanto desse poder estamos dando a outra pessoa. Assim, pessoas codependentes entregam-se cem por cento. Perdem seu equilíbrio, culpando-se pelos erros dos outros. Muitas vezes esquecem de si mesmas e colocam-se em segundo plano, sobrecarregadas. 

Além disso, quando o cônjuge ou familiar não esta feliz ou age diferente do que espera volta-se a crise de insegurança por levar para o lado pessoal. 

Esperam a validação do outro para tomar uma atitude ou ate decidir algo simples do cotidiano. Isso revela o quanto a auto identidade esta frágil. Seu valor pessoal esta associado a como os outros lhe enxergam, tratam, dizem.

A dependência emocional reflete auto abandono, ansiedade, controle obsessivo, paranoias gerando relacionamentos cheios de desentendimentos e brigas. O parceiro(a) e familiares se afastam para se defender e isso vai aumentar ainda mais os gatilhos, podendo levar a crises emocionais, chantagens e manipulações. 

Aprender a se relacionar de forma saudável. 

Há algo ou alguém que você esta tentando controlar? O que você deseja conseguir com isso? Expectativas irreais causam dor e sofrimento.

Conheça os valores das pessoas que você convive. Na intimidade, você precisa saber os valores pessoais e familiares, senão vai ter conflito. Ou seja, entender o conjunto de características que determina a forma de como a pessoa se comporta e interage com outros indivíduos.

Por exemplo: financeiro, fidelidade, filhos, religião, liberdade. Não ignorar diferenças e o que esta acontecendo de negativo. Saber expressar o que você deseja e espera, ouvir, gerir conflitos é fundamental para um relacionamento saudável. 

O caminho para interdependência saudável é ver as situações claramente. Quem sou eu? O que esta acontecendo na minha vida? O que essa situação esta me afetando? Até que ponto vou permitir isso?

As vezes as pessoas ficam presas em relacionamentos por como era as coisas no inicio, é uma ilusão, tudo passa. Serão novas vivencias, novas experiências. Essa é a beleza da vida. A gente precisa parar de resistir, brigar, a gente precisa aceitar a realidade e decidir se entregar ou não a partir disso.

Psicoterapia para dependência emocional – aprender a ser livre. 

Pessoas codependentes relacionam-se de forma carente e em negação da realidade. Seja qual for a fase dependente que você passa agora, o final de um casamento, ninho vazio, a perda de um ente querido, se entregue, te convido a sentir o que precisa ser sentido.

Precisa-se buscar ajuda e abraçar suas emoções para mudar. Nesse sentido, a psicoterapia é fundamental para o codependente aprender a seguir em frente e restabelecer seu equilíbrio vital, resgatando a si mesmo.

Em síntese, construir novos olhares, comportamentos e relacionamentos saudáveis passa por um processo de consciência e amor próprio. Para construir independência emocional e que esta seja plena envolve, em psicoterapia junguiana, se reestruturar por completo.

Dessa forma, pela individuação, é possível viver com bem estar psicológico. Sentir amor pela casa interior. Permita-se direcionar sua energia de forma a valorizar-se e valorizar seu tempo.