Psicóloga para fobia social: terapia online

Psicóloga para fobia social: terapia online. Esse é o tema escolhido para reflexão psicanalítica de hoje. Muito se fala na abordagem cognitiva de tratamento para fobias, mas a psicologia analítica ou psicanalise junguiana também colabora de forma fundamental para tratamento e melhora de longo prazo.

Respondendo duvidas em redes sociais e sites percebo muitas pessoas sofrendo de fobia social e ansiedade social com prejuízos diversos na qualidade de vida: isolamento, deixar de trabalhar ou buscar emprego, falta de amigos, medo de iniciativas, bloqueio amoroso, dificuldades escolares, falta de sentimentos, ausência de relacionamentos, entre outras demandas.

Como é o tratamento para fobia social no viés da psicologia junguiana? O paciente relatando sobre suas questões conseguimos identificar onde está sendo o gatilho para a fobia social e entender o motivo da ansiedade, desconstruindo o trauma na origem.

Psicóloga para fobia social: Entendendo as causas

Uma pessoa que desenvolve transtornos como fobia social geralmente tem nas origens traumas de medo e rejeição. Bem como sensação de inferioridade. Assim a pessoa teme relacionar-se por medo e vergonha.

Além disso, o comportamento dos pais e fatores ambientais podem influenciar negativamente a autoestima e fazer com que o paciente se sinta inferiorizado e passe a temer se expor.

Nesse caminho, segundo a psicanalise, vemos o mundo conforme nossa mente e sentimento o interpreta. Embora a realidade seja externa e independente, o comportamento é reflexo do mundo interior. Assim, nossas imagens interiores formam arquétipos que geram reações e determinados eventos.

Em outras palavras, tudo aquilo que o emocional gravou por ser muito significativo, positivo ou negativo, transforma-se em imagens e crenças. Para o cérebro não tem diferença entre imaginar e acontecer. Por isso o sofrimento com as fobias é tão intenso.

Sofre-se de um continuo sentimento de não ser quem deveria ser. Ou seja, uma vergonha de reconhecer-se e aceitar-se. A ansiedade da convivência social, medo da solidão aumentam o desconforto podendo desencadear sintomas físicos como sudorese, vermelhidão, perda de coordenação motora.

Terapia online para fobia social: Mudar fixações internas

Procurar uma psicóloga para fobia social: terapia online é uma forma de mudar fixações internas.

As imagens internalizadas de traumas criam fixações. Por isso, a pessoa com fobia social sente que congela ou paralisa. E quem convive usa o termo “entrou no casulo”.

A pessoa com fobia social vive um conflito de querer abertura e relacionamentos ao mesmo tempo que protege seu coração com uma armadura para afastar a dor e rejeição. Em terapia, pode-se abraçar essa dor, analisar o enredo do ego trabalhando todo sentimento de vergonha e decepção que você carregue.

O senso da vergonha e inferioridade evitam qualquer ação julgada como impropria e gera um “fiscal interior“. Conjuntamente com um sentimento opressor, sensação de culpa e necessidades punitivas, causando o isolamento e vontade de esconder-se.

Essas fixações internas encontram-se no lado chamado por Jung de sombra. Quanto menos aberto para o mundo, mais rigidez e menos flexibilidade existe. Pensando em casos clínicos, exemplo disso acontece nas disfunções sexuais. A vergonha ligada ao “deve” e “não pode”, ligada a conflitos familiares, vínculos materno ou paterno, criando proibições sociais ou superego.

Tratamento psicanalítico para fobia social: sair da prisão interna.

Diante dos bloqueios e prejuízos causados pela fobia social surge a coragem para buscar autoconhecimento por tratamento psicológico. Essa superação é uma necessidade humana especialmente por relacionamentos.

Através da terapia pode-se despertar e descobrir pontos em comuns com os outros. Assim construindo a sensação de pertencimento que reduz ressentimento, magoas, ódio, medo da separação.

Essa reparação psicológica feita através da psicanalise traz alivio que possibilita perceber, sentir e interagir. Portanto, o reconhecimento e a vivencia social gera conexão, felicidade, admiração de si mesmo, autogratificação. Logo desenvolver novas habilidades e capacidades.

Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga especialista em psicanalise junguiana, realiza terapia online e terapia presencial desde 2000, atendendo adolescentes, adultos e casais no intuito do autoconhecimento e lidar com a verdadeira natureza de cada emoção.

Arquivos de Temas

Temas