Dor do termino: quando o amor vai chegar? Escrevo este artigo para todas as pessoas que estão sofrendo por fim de relacionamento amoroso e quem esta buscando um novo amor. Assim, ate você experimentar um amor verdadeiro, pode desgastar-se e sofrer bastante. Bem como querer desistir de amar e ser amado(a).
Primeiramente, te convido a refletir: qual foi seu aprendizado em relacionamentos amorosos ate agora? Você se acha bom o suficiente para ser amado(a)? Já foi machucado(a) por outra pessoa? Já se perguntou o que tem de errado com você ou suas escolhas?
Se você busca conhecer as respostas e tratar as causas, esta no lugar certo. Nesse caminho, a terapia junguiana é um mergulho interior. é normal descobrir em analise medos, feridas, ressentimentos, fantasias, exigências. Com o tempo aprender a sentir o que se passa dentro de você, lidar e expressar de forma adequada seus sentimentos.
Dor do termino: Diferenciando expectativas da realidade.
Você já teve a experiencia de no inicio do relacionamento tudo parecer flores? Dai um dia, não sabe o que esta sentindo, não sabe o que fazer, sente-se chateado(a) com atitudes do parceiro(a). Bem como tenta conversar mas a situação ruim se repete.
Pode-se tocar o relacionamento em frente, ir levando ate que pequenas brigas virem diferenças mais profundas. Busca-se tapar os furos e agradar o parceiro mas diante de não entendimentos, falta de conexão, pode-se ficar cego em relação aos problemas e expectativas que se tinha no inicio.
Quando um relacionamento vai mal, na falta de autoconhecimento busca-se brigar ou fugir. Sem querer, um começa a culpar o outro. Deste modo, na ansiedade de tentar resolver pode-se sobrecarregar o outro ou trazer terceiros para o relacionamento. Com o tempo, nessa energia toxica, vem o tão temido termino.
A depressão do termino amoroso
Após o termino de um relacionamento, inicia-se a ruminação mental: Por que não deu certo? Por que comigo? O que eu deixei de ver? Onde eu errei? Quando vou achar alguém duradouro? Essa é uma situação de conflito, confusão interna. Dessa forma equiparada a um luto psicológico.
Portanto, muito importante buscar uma terapia nessa fase para processar o luto e descobrir o que fazer de forma assertiva. Um dos desafios é aceitar o termino, não entrar na posição de vitima e sim assumir um papel de protagonista da própria historia.
O vitimismo alimenta o sentir-se mal. Claro que chorar faz parte, dói. A negação dos aprendizados ou fuga direta para outro relacionamento vai fazer com que este sentimento mal resolvido, raiva reprimida crie raízes de forma a perpetuar o ressentimento. Assim, pode-se repetir novamente situações idênticas no futuro.
Por fim, encarar os porquês do termino amoroso, entender o que gera tanto sofrimento é a forma mais amorosa consigo mesma, ter paciência, consciência, com o processo de desligar-se e soltar-se do outro.
Quando o amor vai chegar? Começando pelo auto cuidado.
Depois que a dor do termino passar e o luto entrar em fase final de elaboração psicológica, términos trazem muitos aprendizados. Pode-se descobrir um ex parceiro agindo de forma totalmente irreconhecível, ser amiga(o) do ex, diferenciar sobrevivência de amar, tratar traumas de violência psicológica, descobrir o que realmente se busca.
Dor do termino: quando o amor vai chegar? Amor verdadeiro tem a ver com crescimento, conexão, disposição, admiração, valores em comum. Após se curar de um antigo relacionamento, pode-se olhar para si mesmo. No inicio estar sozinho(a) pode ser assustador, mas abrir-se para as respostas traz as verdades.
Com a verdade aprendemos a escutar o corpo, identificar sinais de desconforto e infelicidade e aprender que não existe nada de errado com você. Com amor próprio e auto estima aprende-se a dizer não a parceiros(a) que não combinam. Permita-se abraçar suas verdades interiores.
Nota sobre a autora: Lisiane Hadlich Machado é psicóloga especialista em psicanalise junguiana, hipnoterapia e terapia de casal. Atende online desde 2000.