Muitas pessoas desconhecem os efeitos da terapia psicológica no cérebro. Então: como fazer terapia transforma sua mente? Todos os dias percebo a busca leiga por “conselhos” e “pedidos de ajuda” ignorando etapas anteriores de uma terapia psicológica voltada para evolução mental, emocional e física.
Há mais de 10 anos trabalho com terapia online, de abordagem psicanalítica e cognitiva e psicoterapia focada especializada. Primeiramente, cabe esclarecer, como pesquisadora e psicóloga clínica, que uma psicoterapia ocorre em etapas.
A primeira etapa consiste em perceber que precisa de ajuda especializada. Assim, como uma febre que não passa, quando um pneu do carro fura, fazer exercícios para cuidar da saúde e do corpo.
Nesse sentido, perceber que existem limitações emocionais e comportamentos, que fogem do racional e estão causando perda de qualidade de vida, afetando resultado profissional, financeiro e relacionamentos.
Assim, busca-se uma psicóloga especialista para avaliar e mapear todo seu emocional. Conjuntamente, o termo, autoconhecimento. Dessa forma, você vai se tornando consciente, desenvolvendo auto responsabilidade e revendo comportamentos tóxicos ou autosabotadores.
Educação Emocional, auto desenvolvimento transforma sua mente.
A psicoterapia se desenvolve em um conjunto de sessões, normalmente semanais ou intensivas. Em etapas secundarias e terciarias, quando a pessoa já tem consciência de si mesma fazendo escolhas pensando nas consequências vive-se com mais leveza e observação.
Ou seja, como a terapia atua no cérebro? O que faz uma pessoa mudar a partir da psicoterapia? Além disso, superar depressões profundas. Por exemplo: Nilmar, Thiago Ribeiro, Jim Carrey, entre tantos exemplos de pessoas publicas que falam da importância de cuidar da saúde mental.
Quanto tempo você leva para decidir algo importante? A neuro psicanálise e neurociência mostram que o cérebro responde aos hábitos, criando o sentimento da zona de conforto. Por isso, temos evidencias que mostram as mudanças de conexões neuronais que ocorrem quando mudamos pensamentos, hábitos, comportamentos.
Conjuntamente com as sessões de terapia, é comprovada a neuroplasticidade dos neurônios. Por exemplo, procrastinação, ansiedade, insegurança, estresse, compulsão, vícios, depressão, podem ser transformados com a educação emocional.
Efeitos de viver com consciência: Assertividade
Quando você está refletindo altera-se sua consciência. Você passa a ver a si mesmo de outras formas, assim como sua família e sua equipe de trabalho. Sabe o que já te falaram 50 vezes e o que você fica insistindo e segue gerando conflitos?
Em terapia você pode superar esse estado de inconsciência, que “todo mundo enxerga menos quem está na situação”. Bem como trabalhar a auto aceitação e auto compaixão, isso gera hormônios de bem estar e relaxamento.
Assim, seu cérebro tranquilo faz com que a mente se abra. Como consequência podes realmente ouvir as pessoas positivas e importantes em sua vida e fazer evoluções e trocas emocionais valiosas.
Da mesma forma, sua saúde física melhora, diminuindo cortisol, harmonizando sua pressão arterial e batimentos cardíacos. Então, quando você se liberta de bloqueios mentais seu cérebro libera novos recursos.
Em outras palavras, o chamado “insight” e “ideias criativas”. Muitos dos meus pacientes também descrevem aumento de foco, concentração e aumentar produtividade.
Como funciona uma psicoterapia especializada?
A psicoterapia especializada vem da formação em psicologia associada a especializações para a psicologia clínica e cursos que tendem a personalizar a experiencia psicoterapêutica.
Por exemplo, as mentorias (abuso sexual, vícios, perdas amorosas e luto) envolvem muita experiencia associada a abordagem psicanalítica e protocolos que envolvem neurociência. Conjuntamente aplicados a uma avaliação clínica e estratégias terapêuticas.
Outro ponto importante é alinhar passado e presente com o futuro. Trabalhar o inconsciente explora partes da mente que estão reprimidas a consciência. Vamos alinhar sua mente a sua qualidade de vida?