Como construir conexões emocionais duradouras?

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

O tema para reflexão psicanalítica de hoje envolve como construir conexões emocionais duradouras? Muitos dos meus pacientes em terapia online buscam auxilio psicológico especializado em situações de angustias em seus vínculos e conexões emocionais. Bem como a ansiedade e angustia de recomeçar após um processo de separação ou divorcio traumático.

Primeiramente, construir uma conexão emocional segura passa pelo conjunto de crenças, pensamentos, história e vivencias na família de origem. Todas as experiencias e percepções do relacionamento familiar da infância e adolescência criam núcleos de padrões de relacionamento.

Consequentemente, em um relacionamento junta-se as experiencias de vida com o parceiro(a). Padrões saudáveis como fidelidade, comunicação transparente, não abusar dos outros, educação financeira, entre outros auxiliam para o vinculo de compromisso e qualidade da relação do casal.

Por outro lado, muitos homens e mulheres sofrem com o medo da intimidade ou do vínculo, desgaste de vinculo ao longo do tempo. Por exemplo: dependência emocional (amor infantil), carência afetiva, supervalorização da sexualidade, que podem levar a vínculos superficiais, infelicidade, conflitos entre suposições e expectativas, sentir-se sobrecarregado na dinâmica familiar.

Nesse sentido, construir uma conexão emocional segura é um processo que requer autoconhecimento, paciência e comprometimento mútuo.

Conexão emocional segura: A importância do autoconhecimento

Pessoas que fazem terapia após términos amorosos costumam construir relacionamentos saudáveis e seguros depois. Por que isso acontece? Justamente devido o autoconhecimento. Fazer terapia/analise traz consciência.

Não tem como construir um relacionamento saudável buscando pedaços faltantes em si mesmo em um parceiro(a). A maioria dos problemas da busca e atração do parceiro começa nesse ponto.

Traumas de solidão, abandono, rejeição, insegurança, solidão, doenças psicológicas como depressão geram apegos e afetos inseguros. Por isso, a base da filosofia e da psicanalise voltam-se a primeiro cuidar de si mesmo para relacionar-se. Simultaneamente, funciona na pratica.

Convido você a refletir sobre seus modelos de relacionamento, que atuam no seu inconsciente. Por exemplo:

  • Como foi o casamento dos seus avos e de seus pais?
  • O amor e atenção em sua família era condicional ou incondicional?
  • Sua família era resistente a mudanças ou adaptava-se para progredir?
  • Quais padrões de doença física e psicológica se repetiram nas gerações?
  • Havia dialogo sobre sentimentos e seus sonhos?
  • Você recebia elogios?

Em um terapia profunda, analítica, analisamos todas essas heranças emocionais e comportamentais a fundo. Definitivamente, construir conexão emocional segura passa pela clareza de sua autonomia emocional, necessidades, sentir-se merecedor e permitir-se ser valorizado e priorizado.

Como construir conexões emocionais seguras: Conceito de Merecimento.

Sentir que se merece um amor seguro e leve é uma jornada profundamente pessoal. O conceito de merecimento está ligado à autoestima e ao autoconhecimento, elementos essenciais para cultivar uma vida plena e satisfatória.

Dessa forma, gostar de si mesmo é um processo que envolve dar-se tempo e decisões para priorizar o que as fazem felizes. Por exemplo, curtir o parceiro, a família, os filhos, amizades, viagens, etc.

Muitos homens e mulheres dedicam-se muito ao trabalho e tem dificuldade de ter lazer ou tempo livre. Ao passar da vida, dando-se conta do envelhecimento e da morte, reconhecem seu próprio valor.

Permitir-se cuidar de si mesmo, ter tempo para terapia e conexões verdadeiras abraça-se as relações enriquecedoras, sem culpa ou autossabotagem. Ao abraçar essas ideias, uma pessoa pode sustentar um amor verdadeiro e saudável, que reflete o respeito e a gentileza que tem por si mesma.

Afinal, o amor próprio é a fundação sobre a qual todas as outras formas de amor são construídas. Dessa forma, o amor, fidelidade, afeto, respeito muto, empatia, demonstrar compreensão e apoio nas diferentes situações da vida, valorizar o parceiro(a) tornam-se pilares de pertencimento e futuro.

Como resultado, conexões emocionais seguras promovem responsabilidade afetiva e vinculo. Isso requer cuidado consistente diariamente. Cuidar do que é mais importante para você significa priorizar o bem-estar emocional e mental, buscando equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida.

Vamos criar um ambiente mental e emocional para florescer conexões emocionais profundas?

Conheça a mentoria jornada para o amor.

Don`t copy text!