Importância de perdoar e pedir perdão.

Terapia Online - Lisiane Hadlich

Lisiane Hadlich

Desde o ano 2000, venho sendo uma força de mudança na vida de inúmeras pessoas. Jornadas marcadas por histórias de transformação e crescimento para adultos, adolescentes, casais e famílias - não importa a complexidade dos seus desafios estou aqui para te ouvir, apoiar e guiar você em sua busca por uma mente feliz e uma vida mais plena.

Importância de perdoar e pedir perdão: o tema para reflexão de hoje. Muitas pessoas são duras consigo mesmas e com os outros. Na correria do dia a dia pode ate ser difícil pedir desculpas por algo que foi dito ou feito sem querer.

Mentiras, traições, envolvem perdão mais complexos, que podem levar muito tempo ate a ferida emocional cicatrizar. Primeiramente, você tem dificuldade para se perdoar? Ou costuma ser muito duro(a) com você em seus erros? Talvez nem se permitindo fazer algo novo esperando pela perfeição.

Decepções e traumas provocam um estresse violento, acarretando doenças psicossomáticas e mudanças de estilo de vida, favorecendo procrastinação. Como se recuperar emocionalmente depois de sofrer um golpe emocional?

Guardar magoas e ressentimentos não alteram os fatos. Apenas faz mal para quem sente. É preciso entender que vivemos em um mundo com grande ignorância emocional, espiritual e isso causa diversos sofrimentos. O ser humano se agride e acaba agredindo seu semelhante.

Importância de perdoar e pedir perdão: Perdoar a Si Mesmo

Após sofrer uma traição, decepcionar-se com alguém,  o primeiro passo é buscar ajuda psicológica para lidar com sentimentos de culpa, arrependimento, remoer pensamentos, solidão.

Nesse sentido, perdoar a si mesmo significa faze as pazes com o amor próprio, reconhecendo sua imperfeição e podendo repensar seus atos. Por exemplo, reformar-se em padrões emocionais, corrigir condutas, fazer as coisas diferentes.

Todo erro é auxiliar em nosso processo evolutivo, quando a consciência pesa é preciso repensar. Sempre é tempo para mudar e fazer diferente, tomar atitudes que você se sinta satisfeito consigo mesmo e em paz. A dor e sofrimento sempre ensinam para quem esta disposto a aprender.

Perdoar não significa esquecer mas tirar uma lição do que aconteceu para sua vida. É abrir mão dos sentimentos negativos, daquilo que não tem a ver com sua essência sagrada e continuar a viver. Atraindo novas possibilidades de ser feliz. (Lisiane Hadlich Machado)

O perdão é um dos sentimentos mais curativos que existe pois dissolve as magoas e libera energia para atividades mais produtivas e felizes. Enquanto a magoa ou o ódio prendem a pessoa na negatividade, o perdão compreende o tempo e o entendimento que não podemos influenciar o livre-arbitro dos outros. Cada um é eternamente responsável pelo que cativa.

“Acima de tudo, não esqueça da obrigação de Amar a Si Mesmo” (Kierkegaard)

2579344-8907-rec

Perdoar aos outros: Conflitos familiares e traumas emocionais

Quantas pessoas nunca mais são as mesmas após um trauma? Por exemplo, podemos ver isso cedo na vida em traumas de rejeição, abandono, indiferença,  na relação familiar. Na maioria das vezes, a raiva e o ódio aparecem devido conflitos, disputas, comparações, cobranças familiares.

Nesse sentido, traumas doem, machucam, tem poder destrutivo. Bem como podem vir de onde menos se espera e das pessoas em que mais confiamos e amamos. Grandes decepções que ardem fundo na alma e criam feridas. Estas na falta de tratamento emocional adequado podem sangrar por toda a vida, o que leva a uma vida sofrida.

A única forma de cicatrizar uma ferida emocional é perdoando. Para isso é preciso compreender que houve uma sobrevivência e que você ficou mais forte. É muito triste ver que muitas pessoas, na ignorância, agem apenas impulsionadas pelos sofrimentos da vida. O sofrimento pode gerar uma alienação, distanciamento em relação a nossa felicidade, crises agudas, doenças graves. E por isso muitas pessoas buscam na psicoterapia ressignificar sofrimentos.

Importância de perdoar e pedir perdão: O processo terapêutico.

Existem diversas técnicas utilizadas para desconectar uma pessoa de fatos traumáticos ainda ativos em seu inconsciente, que geram as fobias, o transtorno do pânico, depressões refratárias, sentimentos intensos de solidão, de abandono, de inferioridade, dores sem diagnóstico, etc.

Pessoas que passam por traumas podem achar que ninguém é confiável. Tornarem-se hiper reativas em eventos pequenos, hipersensíveis. A psicoterapia vai gerar um processo de comunicação, expressão dessas dores para considerar com calma sua visao de mundo e dos outros.

A terapia junguiana traz reflexão, sincronia, promovendo resiliência. Interações maduras exigem esforços para entender como as pessoas são diferentes. Quando alguém nos trai a tendencia é se deixar contaminar pelas emoções do outro, ficar desregulado e se espelhar nesse comportamento grosseiro, as vezes ate, sociopatia.

A terapia junguiana traz a oportunidade da interação com uma postura regulada e com compaixão, a resposta muda. Ou seja, Os confrontos da vida podem nos deixar mais sábios e fortes.

Com o coração mais leve, resgata-se o poder interior, melhora-se a vida pessoal. Enfim, realizar um processo de autoconhecimento e dar novos significados ao passado, desapegando dos pesos que não nos pertencem e dando assim passos largos na direção de nossa evolução pessoal.

Espero que esse artigo tenha feito sentido para você. Enfim, lembre-se que o perdão é um presente a si mesmo. é um processo muito doloroso, mas com psicoterapia pode ser ressignificado. Permita-se.