Psicoterapia: qual sua importância na vida de uma pessoa, casal e família? Hoje vou escrever sobre este tema que faz toda a diferença entre uma família funcional, que superam divergências mantendo boa convivência, independência e crescimento existencial.
E por outro lado, famílias disfuncionais ou toxicas. Nestas, por sua vez, sintomas psicológicos de sofrimento e abusos sao encobertos pela família. Acabam culminando em crises emocionais, tragedias, crimes, psicopatias.
Acima de tudo, buscar psicoterapia significa revela que o individuo, casal ou família reconhece que tem problemas a resolver e questões que estão prejudicando convívio familiar. Sentem-se chateadas a relação familiar prejudicada e querem ter um convívio saudável.
Este envolve cuidar da nossa mente, sentimentos, padrões emocionais e geracionais. Para concluir essa parte: o quanto você conhece seu inconsciente? Padrões geracionais sao estudados pela psicologia sistêmica, mostram que ao longo das gerações a repetição de comportamentos negativos e traumáticos: como vícios, suicídio, doenças crônicas.
Psicoterapia: Importância do tratamento no Trauma do alcoolismo – Convivência familiar
Um jovem que tem conflitos com seu pai alcoólico, por exemplo. Um dia de mau humor acaba agredindo-o com palavras e fisicamente. Sentindo-se culpado e não querendo gerar uma situação pior na família, o jovem procura terapia para ajuda-lo com seu pai.
Com a psicoterapia, este jovem se da conta que existem muitos padrões de vicio na família, desde seu avo. Consegue trabalhar sua auto estima e controle emocional para conviver em paz com seu pai. Por mais difícil que seja ver seu pai mal as vezes, no entanto, assimila que não pode mudar seu pai.
Além disso, o beneficio mais significativo da terapia desta pessoa, é o paciente dar-se conta dos próprios vícios. Ter consciência e tomar decisões diferentes para sua vida, com mais amor próprio e auto estima. O que foi muito importante para toda a família.
Psicoterapia: Importância do tratamento em Explosões Emocionais – Bipolaridade na Família
Ou exemplo que faz pessoas buscarem psicoterapia devido sua importância na vida pessoal, casal ou familia, é bipolaridade. Casos de membros familiares que surtam, ocorre agressão física, deixam todos muito preocupados e abalam o relacionamento.
Em terapia a família busca orientação para lidar com essa fragilidade e pode preservar o amor e afeto. Ou em casos de psicopatia, saber estabelecer limites.
Psicoterapia: Autoconhecimento, Evolução, Consciência, tornar-se protagonista da vida.
Em resumo, a psicoterapia visa aumentar bem estar psicológico, fortalecer identidade, auto estima, amor próprio, proposito de vida, realizar sonhos criando e agindo com possibilidades reais. Desenvolver tolerância, prudência, componentes de inteligência emocional.
Isso é psicoterapia. Descobrir coisas que você pode fazer para melhorar sua situação é certamente bom. Cada processo terapêutico é único. Não existem depoimentos iguais, cada um tem a marca de uma história de superação, entendimentos, insights, mudanças, jornadas existenciais.
Espero que esse artigo seja esclarecedor a você. Faca também sua jornada terapêutica. O mundo precisa de amor e paz, todos precisamos. Permita-se.