Superar a procrastinação: o tempo passa e você não consegue sair do lugar? tem dificuldades de fazer o que se programa mentalmente? Sabe o que precisa fazer mas não faz ou se sabota? Tem conflitos para realizar seus desejos e vontades?
O tema de reflexão de hoje é sobre superar conflitos e padrões inconscientes que paralisam seu desenvolvimento pessoal, profissional ou familiar. Além disso, podem criar crises depressivas e existenciais, por sentir-se frustrado(a), inadequado(a), incapaz.
Em primeiro lugar, acho pertinente explicar que procrastinar em psicanalise, simboliza conflitos entre o querer e o fazer. Em outras palavras, um conflito entre o mundo interior (desejo) e o exterior (fazer, realizar, cultura, outros).
Nesse sentido, pode ser adiado desde coisas simples como estudar para uma prova, aprender inglês, uma dieta ate atitudes mais complexas como um divorcio, sair da casa dos pais, mudança de emprego e pais.
Similarmente, independente do que você queira fazer e não consiga, o que exaure as energias sao alguns elementos como: ideais, expectativas, querer controlar a experiencia.
Essa pressão interna, atrelada ao comportamento obsessivo compulsivo, gera estresse, medo, auto sabotagem, crises de ansiedade. Dessa forma, a pessoa acaba desistindo ou adiando.
Pessoas procrastinadoras tem esses elementos estão agindo em seu subconsciente, criando padrões negativos e frustrações.
Pessoas com baixa auto estima tem por característica pensar: “não vou conseguir”, “é muito difícil” , “não vou agradar”. Bem como o habito de se comparar com os outros e elevada auto critica.
Também se auto sabotam, desistem facilmente, são perfeccionistas. Reflita o que esta por trás de tanta auto cobrança? Ser duro com você mesmo? Com quem você se compara?
Superar a procrastinação: Consciência do conflito interior
Para iniciar mudanças de comportamento e fazer escolhas assertivas é preciso autoconhecimento. Ou seja, trabalhar seu dialogo interior, escutando-se e sendo escutado com escuta qualificada. Com o auxilio da psicanalise, você pode identificar a voz critica interior.
Esse critico é um sabotador, cujas raízes estão na infância. Essa parte de seu inconsciente tem origem nas crenças e estilos mentais/emocionais aprendidos. A baixa auto estima, perfeccionismo e pensar demais gera uma confusão emocional onde perde-se a clareza.
Dessa forma, a pessoa que procrastina se ilude com o que acha que precisa fazer para mudar e acaba adiando, as vezes por toda a vida. Por isso, a procrastinação é um sintoma grave. Pode-se criar desculpas a vida toda e não viver o que se gostaria.
Superar a procrastinação: Tratar os traumas de infância.
Qual comportamento negativo do seu sistema familiar você tem carregado e reproduzido? Verifique na sua infância, como seus pais lidavam com desafios: eles progrediam ou paralisavam?
Atras das reflexões da sua infância e adolescência, você pode encontrar as respostas para seus conflitos mais profundos. E encontrar ressignificação para mudar sintomas de só fazer algo quando sentir-se preparado.
Lidar com erros, medo, olhar dos outros esta ligado a maturidade emocional. Normalmente, pessoas com baixa auto estima aprendem a contentar-se com migalhas afetivas.
Repetir padrões negativos pode levar a exaustão emocional e física, Burnout, depressão. A pessoa pode não ver uma saída e por mais que tente, não avança sozinha porque o conflito interior consome toda sua forca e produtividade. Além disso, existem as doenças psicossomáticas.
Psicoterapia Junguiana: vamos dar o próximo passo?
Com a psicanalise, ou autoconhecimento, você pode perceber melhor a si mesmo. A medida que sente-se aliviado e menos angustiado, enxergar caminhos para ir mudando com naturalidade.
Mudanças verdadeiras ocorrem de dentro para fora. Do inconsciente para o consciente. Quando diminui-se os conflitos temos energia, criatividade, paz para viver assertivamente.
Com analise, fortalece-se valores pessoais, aprendendo o auto respeito e compaixão. Desconstruir padrões inconscientes negativos é um processo.
Quanto mais clareza mental, mais ações assertivas vão trazendo satisfação e bem estar interior. Assim com naturalidade vai se desfazendo os nos internos. Espero que este texto tenha lhe despertado a vontade de viver uma vida plena. Permita-se.