O que é a inteligência do coração?

Sentimento de vazio e estar perdido: como lidar?

Muitas pessoas buscam terapia online devido ao sentimento de vazio e estar perdido(a) em sua vida. Como lidar? O que isso significa? O que podemos aprender nessa situação?

Aprender a lidar com sentimentos e a mente é difícil devido muitas famílias serem reprimidas nesse sentido. As escolas por sua vez, priorizam o racional. Desde a juventude tem-se muitas atividades e pouca busca por auto conhecimento.

Quantas crianças tem dificuldades com seus sentimentos e na falta de ter alguém para entende-los, acabam reprimindo-os? Ouço muito essas historias de pacientes, de desapontar-se na infância e decidir “desistir dos sentimentos”, “não dar bola para os sentimentos”.

Dessa forma os sentimentos vão ficando guardados, silenciados. Enquanto isso, a vida segue. Ate que a falta da inteligência emocional leva a caminhos que podem trazer infelicidade, falta de conexão, proposito. Portanto, instala-se o sentimento do vazio.

Algumas pessoas lidam com suas emoções em silencio. Outras tem crise de pânico e ansiedade.

Convido você a refletir: como esta seu autoconhecimento? você sabe seu proposito de vida? onde tem colocado sua atenção? você faz o que alimenta sua criatividade e inspiração? com que frequência faz atividades que trazem prazer? Você gosta da sua casa e de onde vive?

Se você percebe uma falta de conexão entre sua vida e satisfação pessoal, ocorre o sentimento de vazio e a sensação de estar perdido.

Do ponto de vista terapêutico, muitos pacientes adoram fazer terapia porque é um momento para ouvir sentimentos mais profundos. Consequentemente, aumentar a inteligência do coração, forca interior, intuição.

Sentimento do Vazio: o excesso de trabalho e fuga das emoções.

Muitos dos meus pacientes que sofrem com o sentimento do vazio e fazem terapia online tem em comum o excesso de trabalho como uma fuga de suas emoções.

Qual sentimento você tem mais dificuldade de lidar? Poderia ser culpa ou rejeição? abandono, solidão, medos?

Essas dificuldades emocionais podem tornar o trabalho um vicio. “se eu tivesse mais tempo, eu me divertiria mais”, isso raramente é verdade. O que ocorre é o medo da liberdade, de ouvir os sentimentos e lidar com o vazio.

Quando deixamos de lado nosso emocional nos perdemos de nos mesmos, nos sabotamos. Nossa maior bussola é a energia do auto conhecimento. Se sua vida não esta fluindo em alguma área, esta faltando maior conexão com seu interior.

Muitos homens e mulheres reprimidos em sua infância tem dificuldade de lidar com choro, intuição, raiva. Dependendo do padrão da infância não conseguem sentir alegria ou felicidade na vida adulta, mesmo tendo boas condições materiais.

A idade não faz mudar a forma de sentir e pensar. Muitas pessoas sofrem por estarem aprisionadas em medo e raiva da infância. Muitos de nós queremos tanto algo e quando chegamos nesse lugar não é bem o que se imaginava.

Sentimento de estar perdido: Como recuperar a conexão?

A habilidade de escutar-se é algo essencial para ter inspiração e intuição. Nesse tópico entram a inteligência emocional, ou a inteligência do coração.

A inteligência do coração é a conexão de nosso racional com emocional, físico e espiritual. Ou seja, estar vinculado aos seus sentimentos e tomar decisões assertivas para viver o presente da melhor forma e com proposito de médio e longo prazo.

A vida esta sempre trazendo desafios, novos desejos, aprendizados. Faz-se necessário clareza do que se quer e saber passar pelas perdas, imprevistos, decepções. Quanto mais assertivas as decisões maior será a paz de espirito.

Terapia liberta! Diz meus pacientes. Pode-se preencher o vazio por clareza emocional e comunicação assertiva, o que leva a viver mais oportunidades que trazem satisfação na vida.

A psicoterapia junguiana proporciona um espaço seguro para abrir seus sentimentos, processar suas inseguranças. Ter um tempo para si antes da doença chegar.  Permita-se ter um tempo para aprender e entender seu lado emocional.

Arquivos de Temas

Temas